Acessos

terça-feira, 19 de julho de 2016

CUIDADOS COM A VISÃO: 'Janela do corpo".


A visão é o mais valioso de nossos sentidos. Com freqüência ouvimos dizer que o olho é a "janela do corpo". Existem alguns males que afetam este órgão ou o processo visual de alguma forma.

Na Gravidez - Toda mulher deve seguir corretamente o pré- natal, evitando assim, problemas de visão (e outros) da mãe e do bebê que vai nascer. Se doenças como a rubéola e a toxoplasmose, afetarem as mães até o 3º mês de gravidez, podem prejudicar também a criança, acarretando problemas neurológicos e de cegueira. 

Em Bebês - Os bebês podem ser afetados pela conjuntivite, logo nos primeiros dias de vida. Se os pais perceberem qualquer sintoma como vermelhidão, irritação, lacrimejamento, devem levar o bebê ao especialista o mais rápido possível.


Na Infância - A infância é uma fase importante do desenvolvimento, pois é nela que muitas doenças podem ser detectadas e tratadas. A criança vai desenvolvendo a visão desde o seu nascimento, até uma visão completa, aos 7 anos de idade.O primeiro exame deve ser realizado aos três anos, se não aparecerem sinais antes disto.

DEFEITOS DA VISÃO 


Miopia 

A Miopia é a condição em que os raios de luz são focalizados antes de atingirem a retina. O míope enxerga bem os objetos próximos e, quando tenta focalizar algo mais afastado, procura forçar a vista na tentativa de reduzir a distância. Por isso, para enxergar um ponto mais distante, o míope aperta os olhos. A miopia mais comum é a axial, que se caracteriza pelo olho ser maior que o normal.

Hipermetropia 

A Hipermetropia é a condição inversa à miopia, em que os raios de luz são focalizados após a retina. A Hipermetropia mais comum é a axial, que se caracteriza pelo olho ser menor do que o normal. O hipermétrope vê melhor os objetos distantes. Pode- se observar que quem tem este problema costuma colocar o jornal a certa distância para poder lê-lo.

Astigmatismo 

O Astigmatismo é um defeito causado pela refração diferencial dos raios de luz. A córnea normal é um segmento perfeito, como uma esfera. A córnea de um astigmata apresenta diferentes raios em sua curvatura. Em lugar de um ponto focal, existirão dois, e, por isso, o indivíduo não conseguirá focalizar simultaneamente, num mesmo plano, tudo o que vê. Os astigmáticos geralmente queixam-se de dor de cabeça, dores constantes no globo ocular, sensação de peso e queimação nos olhos.

Estrabismo - O Estrabismo ou vesguice, como é conhecido popularmente, é a condição onde ambos os olhos são desviados do eixo central. É provocado pelo enfraquecimento dos músculos oculares, ou por algumas doenças graves.

Daltonismo - é uma rara perturbação da visão colorida, determinada geneticamente, caracterizada pela falta de reconhecimento de uma ou várias cores.

Presbiopia ou vista cansada - é uma condição normal onde, principalmente indivíduos acima de 40 anos, têm dificuldade para ler ou enxergar objetos muito próximos (a menos de 45 cm de distância). Esta condição é corrigida com óculos de leitura.

Ambliopia - é uma situação onde a visão da criança não se desenvolve, tornando-se fraca em um olho, ou mesmo nos dois olhos (olho preguiçoso).

Fontes: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário