terça-feira, 10 de junho de 2014

O fascismo ronda o Brasil em 2014 - Por Frei Betto.


Ao votar este ano, reflita se por acaso você estará plantando uma semente do fascismo ou colaborando para extirpá-la.

Jean-Marie le Pen, líder da direita francesa, sugeriu deter o surto demográfico na África e estancar o fluxo migratório de africanos rumo à Europa enviando, àquele sofrido continente, “o senhor Ebola”, uma referência diabólica ao vírus mais perigoso que a humanidade conhece. Le Pen fez um convite ao extermínio.

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy propôs a suspensão do Tratado de Schengen, que defende a livre circulação de pessoas entre trinta países europeus. Já a livre circulação do capital não encontra barreiras no mundo… E nas eleições de 25 de maio a extrema-direita europeia aumentou o número de seus representantes no Parlamento Europeu.

A queda do Muro de Berlim soterrou as utopias libertárias. A esquerda europeia foi cooptada pelo neoliberalismo e, hoje, frente a crise que abate o Velho Mundo, não há nenhuma força política significativa capaz de apresentar uma saída ao capitalismo.

Aqui no Brasil nenhum partido considerado progressista aponta, hoje, um futuro alternativo a esse sistema que só aprofunda, neste pequeno planeta onde nos é dado desfrutar do milagre da vida, a desigualdade social e a exclusão.

Caminha-se de novo para o fascismo? Luis Britto García, escritor venezuelano, frisa que uma das características marcantes do fascismo é a estreita cumplicidade entre o grande capital e o Estado. Este só deve intervir na economia, como apregoava Margareth Thatcher, quando se trata de favorecer os mais ricos. Aliás, como fazem Obama e o FMI desde 2008, ao se desencadear a crise financeira que condena ao desemprego, atualmente, 26 milhões de europeus, a maioria jovens.

O fascismo nega a luta de classes, mas atua como braço armado da elite. Prova disso foi o golpe militar de 1964 no Brasil. Sua tática consiste em aterrorizar a classe média e induzi-la a trocar a liberdade pela segurança, ansiosa por um “messias” (um exército, um Hitler, um ditador) capaz de salvá-la da ameaça.

A classe média adora curtir a ilusão de que é candidata a integrar a elite embora, por enquanto, viaje na classe executiva. Porém, acredita que, em breve, passará à primeira classe… E repudia a possibilidade de viajar na classe econômica.

Por isso, ela se sente sumamente incomodada ao ver os aeroportos repletos de pessoas das classes C e D, como ocorre hoje no Brasil, e não suporta esbarrar com o pessoal da periferia nos nobres corredores dos shopping-centers. Enfim, odeia se olhar no espelho…

O fascismo é racista. Hitler odiava judeus, comunistas e homossexuais, e defendia a superioridade da “raça ariana”. Mussolini massacrou líbios e abissínios (etíopes), e planejou sacrificar meio milhão de eslavos “bárbaros e inferiores” em favor de cinquenta mil italianos “superiores”…

O fascismo se apresenta como progressista. Mussolini, que chegou a trabalhar com Gramsci, se dizia socialista, e o partido de Hitler se chamava Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista (de Nationalsozialist).

Os fascistas se apropriam de símbolos libertários, como a cruz gamada que, no Oriente, representa a vida e a boa fortuna. No Brasil, militares e adeptos da quartelada de 1964 a denominavam “Revolução”.

O fascismo é religioso. Mussolini teve suas tropas abençoadas pelo papa quando enviadas à Segunda Guerra. Pio XII nunca denunciou os crimes de Hitler. Franco, na Espanha, e Pinochet, no Chile, mereceram bênçãos especiais da Igreja Católica.

O fascismo é misógino. O líder fascista jamais aparece ao lado de sua mulher. Como dizia Hitler, às mulheres fica reservado a tríade Kirche, Kuche e Kinder (igreja, cozinha e criança).

O fascismo é anti-intelectual. Odeia a cultura. “Quando ouço falar de cultura, saco a pistola”, dizia Goering, braço direito de Hitler. Quase todas as vanguardas culturais do século XX foram progressistas:expressionismo, dadaísmo, surrealismo, construtivismo, cubismo, existencialismo. Os fascistas as consideravam “arte degenerada”.

O fascismo não cria, recicla. Só se fixa no passado, um passado imaginário, idílico, como as “viúvas” da ditadura do Brasil, que se queixam das manifestações e greves, e exalam nostalgia pelo tempo dos militares, quando “havia ordem e progresso”. Sim, havia a paz dos cemitérios… assegurada pela férrea censura, que impedia a opinião pública de saber o que de fato ocorria no país.

O fascismo é necrófilo. Assassinou Vladimir Herzog e frei Tito de Alencar Lima; encarcerou Gramsci e madre Maurina Borges; repudiou Picasso e os teatros Arena e Oficina; fuzilou García Lorca, Victor Jara, Marighella e Lamarca; e fez desaparecer Walter Benjamin e Tenório Júnior.

Ao votar este ano, reflita se por acaso você estará plantando uma semente do fascismo ou colaborando para extirpá-la.

33 comentários:

  1. Não. Cê é burro cara. Que coisa absurda. Isso tudo que vc escreveu é burrice. Burrice. Eu não consigo entender muito bem o que vc disse pq vc escreve de uma maneira burra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não consegue entender porque o maior burro é você! Aquele que não quer enxergar e chafurda na superfície da lama dos opressores sem sequer saber que é um oprimido.

      Excluir
    2. Caro Caetano, responda com argumentos, não com ofensas infantis tipo chamar de burro, bobo ou idiota. Isso me parece coisa de jardim de infância e não de Homens preocupados com os destinos do país e da humanidade.

      Excluir
    3. Por que respondem a este 'cer' ?

      Excluir
    4. Nossa, que crítica profunda...

      Excluir
    5. Não sei porque, mas o comentário do Caetano me lembrou Göering, “Quando ouço falar de cultura, saco a pistola”

      Excluir
    6. Cateano é analfabeto politico e social. Coitado. ele deve querer moras nos EUA, amar PMDB e odiar pobres.

      Excluir
  2. Desculpa cara, mas se vc não entendeu o burro é você....
    Vai estudar história, sociologia, ler Leo Huberman
    Depois volta, lê esse texto de novo e escreve um comentário com base no que vc assimilou de tudo isso

    ResponderExcluir
  3. Maria Sueli Ribeiro Lima14 de jun. de 2014, 21:04:00

    Com todo respeito que tenho pela pessoa do frei Beto e reconhecendo a veracidade de 99% de suas palavras, como ex-petista, fundadora do diretório do PT em minha cidade, mas devo dizer que hoje a grande ameaça de ditadura que vivemos é justamente a ditadura que o PT pretende implantar neste país.Um partido que se dizia de esquerda e que faz acordo até com o demônio pra poder permanecer no poder.Não temos um governo, temos uma quadrilha de ladrões no poder, que estão acabando com a classe trabalhadora, extorquindo com altos impostos quem produz as riquezas deste país pra sustentar os seus eleitores com bolsas de todo tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. frei Beto descreve como ninguém o fascismo do PT

      Excluir
    2. Desculpe mas não vejo desta forma.

      Excluir
    3. Pelo que estou vendo nessa políticalha, quem está fazendo acordo até com o demônio para chegar ao poder é a "fadinha das florestas", no mais concordo em gênero, número e grau com o texto do Fr. Beto.

      Excluir
    4. Não camarada não rebaixe a discussão! Demônio deve ta de brincadeira rs! Bem dito Frei O fascismo ronda o Brasil.

      Excluir
    5. A globo é a maior fascista do Brasil. Ela é de um pais pobre mas trabalha em comum com os paises poderosos. E vc faz parte de plantar essa semente. Vc pensa o que a globo quer, assiste o que a globo quer e ainda acha que está sendo inteligente em acreditar no que ela diz. Essa é a semente do fascismo.

      Excluir
  4. Se não entenderam o que Frei Beto disse, fiquem calados, pelo amor de Deus. Deixem de jogar palavras ao vento. Vão estudar. Sabem de nada, inocentes!

    ResponderExcluir
  5. Genial! Frei Beto é lúcido e transparente como as boas águas das fontes mais puras. Quem não entendeu, releia novamente e se continuar não entendendo, estude um pouquinho mais.

    ResponderExcluir
  6. Maria Sueli Ribeiro Limas, você está sendo "papagaio de pirata" da mídia. Não se ganha uma eleição sozinho e não se governa sozinho. Vá ler mais, mas não leia Veja, Época, Folha de S. Paulo, etc, pelo amor de Deus!

    ResponderExcluir
  7. O Brasil caminha para o fachismo ??????? Creio que não !!! Quanto mais os das classes inferiores da pirâmide do capitalismo acenderem, mais se tornarão sujeitos participe do processo de mudanças. Enquanto o número de inscritos no ENEM estiver aumentando mais o Brasil avança para igualdades de oportunidades.

    ResponderExcluir
  8. O testo de frei Beto é transparente, da mesma forma que não excluiu o clero católico dos seus pecados, não exclui o PT de se incluir na ameaça fascista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até ter sido um testo mesmo, mas quis dizer O TEXTO.

      Excluir
  9. Basta um argumento, apenas um e nada mais, vocês acham que com todo esse blá blá blá comunista que não existe, qual dos dois países é melhor para se viver, Cuba ou Áustria?

    ResponderExcluir
  10. "Luis Britto García, escritor venezuelano, frisa que uma das características marcantes do fascismo é a estreita cumplicidade entre o grande capital e o Estado." O Estado é o maior banco de todos os bancos, financia os grandes empresários adoidado e o dinheiro ó... aqui não fica... "Sua tática consiste em aterrorizar a classe média e induzi-la a trocar a liberdade pela segurança, ansiosa por um “messias”" As taxas de roubo seguido de morte aumentaram porcentos múltiplos. "O líder fascista jamais aparece ao lado de sua mulher." Dilma cumpriu isso bem, renegando sua companheira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que companheira? E desde quando qualquer pessoa pública tem a obrigação de estar junto com sua companheira? Comeste o que no jejum?

      Excluir
  11. O problema no Brasil é que: se votar o bicho pega, se não votar o bicho come, ou seja, ganhe quem ganhar quem sairá perdendo mais uma vez será o polvo...

    ResponderExcluir
  12. Oh loco meu. Tem gente que fuma umas coisinhas mais fortes e vem escrever na net.

    ResponderExcluir
  13. O PT parece ter aprendido e o pratica hoje com sua ditadura branca, o conceito de preconceito, com argumentações sociológicas definidoras de questões, a massificação da nova cultura em vez da argumentação sem embasamento, em vez de falta de argumentação filosófica por exemplo, nascimento de um ponto em q pegam e dizem ser a verdade extrapolando as ciências sociais, arrebanham educadores q ensinam a aceitar as distorções esdrúxula do marxismo cultural e potencializados, conformação e apresentação inquestionada do politicamente correto, martelando na população, criando rótulos degradantes disseminadores de ódio,divisão da sociedade, a supressão dom indivíduo na sua singularidade, não deixando meios q se desenvolva suas desigualdades q lhe é natural com empatia, a negação dos absolutos, o multiculturalismo e o desconstrucionismo, tendo um Estado messiânico,afetam o modo de pensar e analisar, perdem os senso crítico, fazem uma tese e colocam a pessoa na antítese, transformando o senso comum aos poucos, através da presença de ideias e agentes na educação, nas leis etc para destruição dos valores tradicionais oriundos da tradição judaico -cristã.

    ResponderExcluir
  14. Me pareceu piada. O Caetano Veloso disse mesmo isso a muitos anos a um jornalista. Em outro contexto. E o cara usa, ou tem o mesmo nome... Sacanagem não avisar :P

    ResponderExcluir
  15. Aquela estrelinha vermelha tem total sentido com o texto....fica a dica....cuidado vc pode estar sendo manipulado como marionete votando nela!

    ResponderExcluir
  16. Frei Beto é um homem sábio, muito culto. Mas nesse texto empenha-se em associar ações da direita com o facismo, o que nem sempre é verdade. No entanto, omite, deliberadamente, que o comunismo, para se impor nos países onde se impôs, recorreu a atitudes tão facistas quanto as ações que afirma serem exclusividade da direita. Faça-me o favor! Em todos os países onde se impôs foi com grande derramamento de sange e extermínio de todos que se opunham. Os exemplos estao ai para quem quiser ler de maneira isenta as revoluções comunistas pelo mundo. Russia (União Soviética), Iugoslavia, Hungria, China, Cuba sao os exemplos mais clássicos. Meu querido Frei Beto, vamos fazer as análises de forma Isenta?

    ResponderExcluir