Acessos

terça-feira, 10 de junho de 2014

AUTOR DA MÚSICA "PORTO DE LENHA" SERÁ HOMENAGEADO NA CÂMARA MUNICIPAL MANAUS.


Em comemoração aos 35 anos de carreira musical o autor de “Porto de Lenha”, uma das mais célebre canção da cultura amazonense, Torrinho receberá Placa Comemorativa por mais de três décadas dedicadas à musicalidade centrada, principalmente, na cultura amazônica e, em especial, à cultura amazonense. A homenagem, que é de autoria do vereador Waldemir José (PT), será nesta quarta-feira (11), às 10h00, no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

O cantor e compositor João Evangelista Torres Filho, mais conhecido como Torrinho, nasceu em Belo Horizonte (MG) em 15 de janeiro de 1955. Filho de pai maestro de banda e mãe amazonense mudou-se para Manaus em 1968 e começou a compor ainda muito jovem, no início da década de 70, participando de vários festivais e experimentando parcerias que perduraram até os dias de hoje, entre as quais se incluem Aldisio Filgueiras, Cláudio Nucci, Célio Cruz, Aníbal Beça, Luiz Bacellar, entre outros.

Torrinho ainda compôs músicas para teatro, participando de montagens, como: “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto; “Romanceiro da Confidência”, de Cecília Meirelles e peças contemporâneas como “Tem Piranha no Pirarucu” e “Zona Franca Meu Amor”, de Márcio Souza.

Para o autor da proposta, Waldemir José, é mais do que justa a homenagem ao artista, considerando a contribuição que sua música trouxe à cultura loca. “Ao longe de sua carreira musical, Torrinho já se apresentou em palcos de Manaus, do interior do Amazonas e em outras capitais. Durante esse período, ele foi divulgador de nossos valores culturais por vários lugares do país”, disse o parlamentar.

Por isso, pelos 35 anos de uma carreira focada nos valores culturais do Amazonas, Waldemir lembra que, ao homenagear Torrinho, está homenageando também todos aqueles que são verdadeiros batalhadores pela cultura amazonense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário