Acessos

domingo, 22 de dezembro de 2013

Tocantins: alunos aprovam inclusão do peixe na alimentação escolar


A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e os membros da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Tocantins (Caisan-TO), reuniram-se na última semana para debater a possibilidade de inserir o peixe na alimentação escolar. A reunião com os sete membros da Caisan-TO ocorreu na sala de reunião da Secretaria do Trabalho e Ação Social (Setas), em Palmas. De acordo com pesquisa realizada nas escolas pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc), 95% dos alunos aprovaram a proposta.

Para a inserção do peixe na alimentação escolar, algumas estratégias devem ser tomadas. Uma delas foi sugerida pelo secretário executivo da Seagro, Ruiter Pádua, ao propor a implantação de uma central para processamento do peixe. A intenção é que essa central seja gerida por uma cooperativa de produtores de peixe, comprando peixes dos pequenos produtores, possibilitando, assim, a geração de renda , enfatizou.

Segundo o secretário da Setas, Agemiro Costa, é fundamental que se tenha uma organização para implantar essa alimentação na escola. É importante produzir o peixe e que seja de boa qualidade. O papel da Caisan é propor condições para a produção do peixe de forma legal , argumentou.

Na reunião, os membros da Caisan-TO elegeram Agemiro Costa para a presidência da entidade e aprovaram o regimento interno da Câmara. Em Tocantins, a Caisan foi instituída pela lei n° 2.400, de 14 de setembro de 2010, presidida pela Setas e composta por outras seis secretarias: Educação e Cultura, Agricultura e Pecuária, Fazenda, Planejamento, Saúde e Defesa Social. Cabe à Câmara elaborar, a partir das diretrizes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-TO), a Política e o Plano Estadual da área, indicando diretrizes, metas, fontes de recursos, instrumentos de monitoramento e avaliação de sua implementação, entre outras funções.

Fonte: Ascom/Seagro/TO

Nenhum comentário:

Postar um comentário