Acessos

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Amazonas recebe mais 68 profissionais do Programa Mais Médicos

Profissionais do Programa Mais Médicos iniciam os atendimentos em Parintins

Os médicos serão enviados para trabalhar em 30 cidades do interior e também na capital. A lista de municípios que receberão os profissionais deverá ser divulgada nesta sexta (29), pelo Ministério da Saúde.

O Amazonas receberá mais 68 profissionais do Programa Mais Médicos. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, os profissionais serão distribuídos entre 30 municípios do interior do Estado, que ainda serão definidos, e também nos dois Distritos de Saúde Especiais Indígenas (DSEIs): de Manaus e Parintins.

“Com a chegada deste novo grupo, alcançaremos o número de 283 médicos do programa do Governo Federal atuando no Amazonas para fortalecer o atendimento na Atenção Básica”, destacou Alecrim. A previsão é que os médicos cheguem a Manaus no sábado (30), domingo (1º) e na segunda (2), divididos em três grupos trazidos por vôos da Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo Wilson Alecrim, já na segunda-feira (2), os profissionais iniciam o curso de nivelamento organizado pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT/HDV) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), ambas vinculadas à Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

O curso, que será ministrado em horário integral na sede da FMT/HDV, tem ênfase nas doenças tropicais e infectoparasitárias mais comuns da região amazônica. Todos os médicos que estão sendo enviados ao Amazonas pelo programa do Governo Federal estão passando pelo curso ofertado pela Susam.

Ao contrário dos grupos anteriores, em que houve profissionais designados para reforçar o atendimento na capital, desta vez praticamente todos os médicos enviados irão atuar nos municípios do interior. A exceção ficará por conta de dois profissionais designados para o DSEI Manaus.

“Agora passaremos a ter a quase totalidade dos municípios amazonenses contemplados com a presença de médicos do programa federal. Há um único município – Uarini – que não recebeu médico do programa, mas por conta de a Prefeitura local não ter conseguido se cadastrar no programa em tempo hábil, o que já está sendo resolvido”, disse Alecrim. 

A expectativa da Susam é que até o primeiro trimestre do ano que vem aproximadamente 400 profissionais do Programa Mais Médicos estejam reforçando a Atenção Básica no Amazonas. A Susam informou que a lista dos 30 municípios que receberão os médicos será divulgada nesta sexta (29), pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário