Acessos

quarta-feira, 26 de junho de 2013

José Ricardo promove Audiência Pública para discutir Ciência na Educação no Amazonas


Acontece às 14h desta quinta-feira (27), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), Audiência Pública para discutir sobre a importância na Ciência na Educação do Amazonas. A autoria do debate é do presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação da Aleam, deputado José Ricardo Wendling (PT).

A Ciência na Educação é uma ação de alfabetização científica e tecnológica, que incentiva a pesquisa, sendo destinada aos estudantes, mas com formação continuada dos professores da educação básica. Tem como propósito ser mais um instrumento de melhoria da qualidade da educação e da vida da população.

Atualmente, existe no Estado o Programa Ciência na Escola (PCE), criado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceira com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), para incentivar o desenvolvimento de atividades ligadas à investigação científica no ambiente escolar, bem como para estimular estudantes do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, e do ensino médio das escolas públicas a tomarem gosto pela ciência.

Para José Ricardo, tradicionalmente, a pesquisa científica envolve mais professores e alunos universitários, estando distante da rede básica de ensino e das crianças e dos adolescentes. Mas as experiências da ciência na educação demonstram o quanto é importante essas atividades nos ensinos fundamental e médio. “Queremos com essa Audiência Pública discutir a importância da expansão dessas experiências, para que a ciência e a pesquisa saiam de dentro das universidades e das instituições científicas para estarem cada vez mais próximas da sociedade. Os estudantes devem deixar de ser apenas reprodutores de conhecimentos para produzirem esse conhecimento, criando o que se pode chamar de cultura científica”.

Foram convidados para essa Audiência Pública, dentre outros órgãos e entidades: Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), Associação Amazonense de Municípios, Serviço Social da Indústria (Sesi), Conselho Municipal de Educação, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Secretaria Municipal de Educação (Semed), centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Fundação Nokia de Ensino, Fundação Paulo Feitosa, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), União Brasileira dos Estudantes (Ubes), União dos Estudantes Secundaristas e Federação dos Comunitários do Amazonas.

Serviço

O QUE: José Ricardo promove Audiência Pública para discutir Ciência na Educação no Amazonas
QUANDO: amanhã (quinta-feira) – 27/6
HORA: 14h
ONDE: Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam)
ENDEREÇO: avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), 3950 – Parque Dez

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário