Acessos

sábado, 23 de fevereiro de 2013

osé Ricardo promove Audiência Pública sobre a Campanha da Fraternidade 2013, com a presença do novo arcebispo de Manaus

Às 10h desta segunda-feira (25), será realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) Audiência Pública para tratar sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2013, que tem como tema “Fraternidade e Juventude” e como lema “Eis-me Aqui, Envia-me”. A autoria do debate é do deputado José Ricardo Wendling (PT) e contará com a presença do novo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani.

O objetivo geral da CF 2013 é de acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo e na construção de uma sociedade fraterna fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz. “Mas também tem o propósito de ser mais um instrumento de pressão para que o poder público tenha uma política efetiva para os jovens”, destacou o deputado.

Para ele, o tema juventude deve ser uma prioridade do Governo do Estado. “Não temos políticas públicas efetivas e específicas voltadas aos jovens. As estruturas existentes são insuficientes para atuar na prevenção, junto às famílias, aos adolescentes e aos jovens”, declarou, ressaltando ainda que a juventude é a cada dia mais vítima e agente da violência, envolvendo-se nas drogas e no tráfico, precisando de tratamento de recuperação, mas acabando por parar num sistema penitenciário que não transforma.

E mais: A educação continua deficiente, com péssimos resultados nas avaliações nacionais; faltam quadras de esporte nos bairros e nos municípios, como também espaços culturais para a disseminação da cultura, da música e da poesia. Tentando mudar essa realidade, o deputado apresentou esta semana Projeto de Lei que cria no Estado do Amazonas o Orçamento Juventude. Um conjunto de informações voltadas ao esclarecimento e identificação do montante de recursos orçamentários destinados à promoção dos direitos da juventude e ao controle social dos recursos públicos.

Para a Audiência Pública, foram convidados, dentre outros órgãos e entidades: Pastoral da Juventude, União Estadual dos Estudantes, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Ministério Jovem da Renovação Carismática, coordenação da Campanha contra a Violência e o Extermínio, União da Juventude Socialista, União Brasileira dos Estudantes, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral Universitária, Clube dos Desbravadores, Movimento Jovens Feministas, Juventude Estadual e Municipal do PT, Secretarias de Estado da Juventude, Esporte e Lazer e da Justiça.

Texto: Cristiane Silveira - Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário