Acessos

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Obrigado, Dom Luiz - José Ricardo Wendling*

No domingo que vem, Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo de Manaus, despede-se do povo da cidade. E no dia 23, entrega a administração da Igreja Católica para o novo arcebispo, Dom Sérgio Castriani.

Dom Luiz, nesses 21 anos no Amazonas, dedicou-se com muita garra ao trabalho religioso e social da Igreja. Visitou as comunidades e paróquias, reunindo, formando, dando uma palavra amiga e de incentivo aos jovens, catequistas, dizimistas, ministros, diáconos, coordenadores, padres, freiras e a todos os que se dedicam ao trabalho de evangelização.

Presente em todas as grandes celebrações e festas da Igreja, sempre com uma mensagem de fé, de esperança e de amor, com palavras firmes e claras para o povo entender.

Preocupado com os problemas da população e com as desigualdades, Dom Luiz é um grande lutador da paz, da justiça e pela ética. Apoiou as pastorais sociais e os projetos da Cáritas, o Grito dos Excluídos, o Natal sem Fome, as Campanhas da Fraternidade, o Movimento pela Ética na Política, além de orientar e incentivar a participação política do povo e pregar o voto ético.

Apesar do grande cargo que exerceu e de ter sido vice-presidente da CNBB, Dom Luiz sempre foi pessoa simples e humilde, seja com o mais simples do povo, seja com as maiores autoridades do Estado, com quem dialogava e insistia que sempre estivessem a serviço do povo mais necessitado.

Pessoa culta, sábia, escritor. Quantos artigos não escreveu pelos jornais, informativos e revistas? Quantas mensagens foram repassadas, por meio da Rádio Rio Mar e outros meios de comunicação? Dom Luiz gosta de conversar com o povo. Ele manteve grande diálogo e respeito com lideranças de outras religiões e credos.

É o pastor e o missionário que conclui uma parte de sua missão. Dom Luiz já informou que ficará fora por alguns meses e que pretende depois morar em Manaus para ajudar como padre e bispo emérito o povo de Manaus. Deus o cuide, mantendo boa saúde e permaneça entre nós.

Obrigado, Dom Luiz.

* José Ricardo Wendling, economista e deputado estadual pelo PT
   E-mail: deputado.josericardo@aleam.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário