Acessos

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Deputados visitam FCecon e deparam-se com vários problemas no serviço aos pacientes com câncer

 
Em visita à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado (FCecon), na manhã desta quinta-feira (14), os deputados José Ricardo Wendling (PT), Luiz Castro (PPS) e Marcelo Ramos (PSB) identificaram vários problemas no local, como falta de medicamentos para quimioterapia, bem como de aparelhos especializados, além da necessidade de mais profissionais, como médicos, enfermeiros e até de atendentes. E mais: longa espera para a realização de exames e de biópsias.

Eles conversaram com vários pacientes, que denunciaram os problemas. “Existem pessoas que há três semanas estão sem fazer quimioterapia por falta de medicamento. Pessoas que já voltaram para casa porque o aparelho de tomografia estava com problema. E pacientes que esperam horas e horas para iniciar procedimentos especializados”, disse o deputado, lembrando ainda da falta de cadeiras de roda e de médicos especialistas em radioterapia.

No setor de quimioterapia, um dos mais problemáticos do FCecon, apenas uma bolsista, do Programa Menor Aprendiz, fazia o atendimento a dezenas de pessoas que estavam esperando a marcação e a realização do seu procedimento. “Um absurdo. Como uma menina de 17 anos pode atender de forma humanizada tantas pessoas com sérios problemas de saúde? E a resposta para esse problema está na falta de funcionários públicos para dar esse suporte”, enfatizou José Ricardo, comentando ainda que cerca de 60 pacientes precisam ser atendidos diariamente na quimioterapia, mas há somente 15 poltronas e leitos existentes numa pequena sala.

Os parlamentares conversaram com o diretor-presidente da unidade, Edson Andrade, que confirmou as deficiências no hospital, enfatizando a dificuldade de contratação de médicos e demais especialistas.

“Iremos cobrar do Governo do Estado a resolução desses problemas na tribuna da Assembleia Legislativa”, declarou José Ricardo, comprometendo-se, junto com Luiz Castro e Marcelo Ramos, em voltar à FCecon, acompanhados dos demais deputados membros da Comissão de Saúde da Casa. “Queremos conhecer todas as instalações e saber quais as outras demandas. Os pacientes com câncer não podem mais esperar. E a saúde precisa ser, definitivamente, prioridade do Governo”.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário