Acessos

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Comissão da Verdade abre perspectiva para processar assassinos de Rubens Paiva

Mais notícias positivas da Comissão da Verdade. O presidente da comissão, Cláudio Fonteles, afirmou que vai antecipar para fevereiro a entrega do relatório sobre a morte do ex-deputado Rubens Paiva pela ditadura militar. Inicialmente, estava previsto para março.

Ele diz que o material vai possibilitar descobrir os nomes dos assassinos de Paiva, abrindo caminho para processá-los. Fonteles acrescenta que o dossiê trará uma “novidade absoluta”.

Conhecer os autores do bárbaro, covarde e imprescritível crime de sequestro, tortura, assassinato e ocultação do cadáver de Rubens Paiva é algo imprescindível para o Brasil. Foi um crime de lesa-humanidade.

Desde o desaparecimento de Paiva, há 42 anos, o Exército manteve a versão fantasiosa de que o ex-deputado nunca havia sido levado para suas dependências. Com os documentos conseguidos recentemente pela Comissão da Verdade, essa tese é oficialmente desmontada.

Os autores do assassinato ainda não estão identificados, mas novos documentos devem ajudar a chegar até eles, diz Fonteles.

Esse dossiê é um exemplo de como a Comissão da Verdade – mesmo não podendo investigar e processar – tem um papel fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário