Acessos

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Feliz 2013! - Por José Ricardo Wendling*

O ano de 2012 está terminando. É tempo de renovar as esperanças em dias melhores, sonhar com um País mais justo, com um Amazonas para todos e com uma Manaus mais humana e boa para se viver.

Hoje, o Brasil é o sexto País mais rico do mundo, graças à diminuição da pobreza e à distribuição de renda, resultantes dos programas sociais. Com o aumento do salário mínimo, também aumenta o poder de compra da população, o que é bom para o comércio e para os empresários, melhorando assim o nível de emprego. O País melhorou porque Dilma e Lula apostaram no mais pobre e na geração de renda. Entretanto, ainda temos muitos problemas, mas acredito que estamos no rumo certo.

No Amazonas, há vitórias. O Governo Federal enviou ao Congresso Nacional Projeto de Lei sobre a unificação das alíquotas do ICMS, mas manteve os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus, o que garante os milhares de empregos no Polo Industrial. Soma-se a isso, os recursos destinados para construção da Ponte sobre o Rio Negro, o Gasoduto, a Arena da Amazônia e às milhares de casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, já repassados pelo Governo Federal em outros anos.

No entanto, o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus não conseguiram resolver muitos problemas, como a falta de creches para as crianças; o precário e caro transporte coletivo; a insegurança; a falta de água, as filas do sistema de saúde para consultas e exames; o caótico trânsito. Além do abandono nas cidades do interior: sem produção econômica, péssimos serviços de saúde e de educação, sistema prisional desumano e sucateado, portos inacabados e enorme desvio de dinheiro dos cofres públicos.

No ano de 2013, iniciam as novas administrações municipais. Portanto, é o momento de acreditar na realização dos sonhos e renovar as esperanças. Mas é preciso que a sociedade acompanhe essas gestões, fiscalizando a aplicação dos recursos públicos e denunciando, em caso de desvio e corrupção. Feliz 2013!

* Publicado em 28/12/12 no Jornal Dez Minutos (http://blogs.d24am.com/artigos/2012/12/28/feliz-2013/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário