Acessos

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Audiência para falar sobre possíveis fraudes em notas dos estudantes para melhorar o desempenho educacional do Estado


O deputado José Ricardo Wendling (PT) apelou, mais uma vez, ao presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), deputado Sidney Leite (DEM), para que aprove dois requerimentos de sua autoria que solicita realização de Audiência Pública na área da educação do Amazonas. “Precisamos ‘passar a limpo’ com o novo secretário de Educação as várias denúncias feitas de que notas de estudantes são alteradas para que não haja reprovação e que favoreça o desempenho da escola e, consequentemente, da rede estadual de ensino”.

A cobrança refere-se aos novos dados educacionais divulgados esta semana. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2011) divulgou o ranking das escolas de todo o País, colocando o Amazonas em 25º dentre os 27 estados brasileiros. Em 2010, o Estado apareceu em 24º lugar. “Os índices só pioram”, alertou o parlamentar, ao mesmo tempo em que comparou com o Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estados e Pesquisas Educacionais (Inep), com base nos dados fornecidos pelo Governo do Estado: em 2010, ficou em segundo lugar no País no quesito aprovação; e em 2011, aparece em primeiro lugar, com 83,2% em índice de aprovação.

“Alguém poderia explicar que lógica é essa? Algo está acontecendo com esses indicadores”, declarou ele, informando outros dados do Enem: entre as 100 escolas mais bem colocadas no País, apenas dez são públicas, sendo duas estaduais e oito federais; das dez escolas do Estado que ocuparam as primeiras posições, sete são privadas e duas federais, nenhuma estadual; e das 50 da rede estadual que tiveram o pior desempenho, 38 são do interior do Estado. E mais: das 50 melhores do Estado, apenas dez são da rede pública, sendo sete de tempo integral.

Para o deputado, há muitas informações a serem esclarecidas. “Vemos, de um lado, o resultado do Enem revelar o abandono da educação pública do Amazonas; e de outro, o Governo gastar milhões com uma publicação que divulga excelentes indicadores educacionais. Para os governantes, a educação vai muito bem e obrigada”.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário