Acessos

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Amazônia foi um dos temas mais debatidos na reunião que aconteceu na sede nacional do PT em Brasília


O presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, reuniu lideranças petistas da região Norte, do Mato Grosso e Tocantins com o objetivo de debater a atuação da legenda nas respectivas regiões, assim como o desempenho das eleições e a perspectiva para 2013 e 2014. 

A reunião, que durou praticamente toda a tarde de terça-feira (27) contou com a participação de senadores, deputados federais, dirigentes e membros do Partido, entre outros, que ocasião ressaltaram a relevância da Direção Nacional do Partido realizar encontros com intuito de debater as políticas para fortalecimento do PT nas diversas regiões do país, em especial na região Norte.

O senador Anibal de Diniz (PT-AC) informou que no Acre os resultados do PT em relação às eleições 2012 foram positivos porque a legenda conseguiu superar o PSDB.

“O resultado no interior do Acre não foi o esperado, mas a conquista da capital fortaleceu o desempenho do PT na região”, destacou Diniz.

A senadora Ângela Portela (PT-RR) destacou que o resultado das eleições no Estado foi “satisfatório” principalmente porque a legenda conseguiu abranger, por exemplo, eleitores indígenas. Ângela Portela ressaltou ainda a importância de efetivar as políticas públicas do Governo Federal de forma “contundente”, principalmente para a população indígena da região. 

Amazônia na pauta petista

Já o deputado federal Miriquinho Batista (PT-PA) destacou que é necessário realizar um “planejamento da Amazônia” em relação às políticas de território do estado para aperfeiçoar a discussão da implementação das políticas do Governo Federal na região.

A ex-senadora Fátima Cleide (RO), integrante da Comissão Executiva Nacional do PT declarou que apesar da perda da capital no estado de Rondônia, o balanço do Partido foi positivo. Fátima também declarou que é “fundamental realizar a 4º Conferência da Amazônia” e também buscar parceria com a Fundação Perseu Abramo (FPA) para “refletir” as propostas que serão apresentadas para a população da Amazônia.

Deputado federal Padre Ton (PT- RO) ressaltou que em Rondônia o PT ganhou “cidades estratégicas”. O Padre também apontou que a vitória na cidade de Jaru foi importante porque a legenda “conseguiu tirar a liderança do PMDB que governava a anos no município”.

O dirigente e ex-deputado federal, Paulo Rocha (PT-PA) chamou a atenção para a necessidade de encarar “profundamente” o debate sobre o financiamento de campanha, ele ainda destacou, que considera necessário discutir como “ponderar as políticas o PT no estado”.

O presidente Nacional do PT, Rui Falcão, declarou como “proveitosa” a reunião e adiantou a relevância de realizar uma próxima no início do ano de 2013. Rui Falcnao concordou ser fundamental a realização da 4º Conferência da Amazônia e ainda sugeriu aos parlamentares atuantes no Congresso Nacional que realizem mensalmente uma reunião, entres eles, com o intuito de debater as principais questões da região Amazônica.

O presidente do Partido sinalizou ser a favor da possibilidade da realização de uma reunião com o Governo Federal para debater políticas para o estado do Amazonas. Falcão destacou ainda a necessidade do Partido realizar mais diligências ao estado.

O presidente finalizou ressaltando a importância da parceria do PT com a Fundação Perseu Abramo, principalmente no sentido de avaliar as políticas públicas federais para o estado do Amazonas, e pela realização de programas conjuntos como, por exemplo, a realização de cursos de formação para gestores e gestão de projetos.

(Fabrícia Neves - Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário