Acessos

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Presidenta lança plano para ampliar produção de pescados



A presidenta Dilma Rousseff lançou um plano para ampliar a produção de pescados no país. Ao anunciar o Plano Safra do setor ela disse que atividades ligadas à pesca e à aquicultura serão centrais para o país, tanto econômica quanto socialmente. A meta é elevar a produção nacional para 2 milhões de toneladas de pescado ao ano até 2014. “Essa atividade, que era lateral, será central do nosso país”, garantiu a presidenta. 

Além de desonerar a cadeia produtiva, o governo pretende, com o plano, investir R$ 4 bi até 2014 em financiamentos para a produção pesqueira, por meio de diversos programas. O pensamento da presidenta é que está na hora de o país transformar seu potencial – o maior do mundo – em atividades sociais e econômicas, além de estimular melhores hábitos alimentares para o brasileiro. É este 

Dilma Rousseff vê as atividades da pesca e da aquicultura como “um dos grandes setores que caracterizarão o século 21: o fornecimento de proteína, para gerar inclusão social e melhoria da qualidade do trabalho”. 

Para mostrar que o tamanho do desafio que temos à frente Dilma Rousseff comparou a enorme extensão da costa brasileira, o domínio sobre 13% da reserva mundial de água doce e “um mar interno feito de reservatórios e açudes em praticamente todas as nossas bacias hidrográficas” com as posições que o país ocupa no ranking entre os países.

Apesar de todas as condições positivas, o Brasil ocupa apenas “a 23ª posição na pesca e a 17ª na aquicultura” no ranking mundial. Com o Plano Safra anunciado, o governo pretende tornar o Brasil “um exportador do tamanho do seu potencial” até 2020, ampliando a renda e o trabalho de milhões de brasileiros.

As iniciativas do Plano Safra na área da pesca

Para atingir o objetivo o governo pretende, entre diversas outras frentes de ação, ajudar os produtores a reduzir o desperdício no manuseio. Só com essa frente, o governo quer aumentar em 40% a renda dos profissionais. A ampliação das ações governamentais abrangerá, também, aprimoramento das técnicas de cultivo e manuseio, modernização de equipamentos, oferta de assistência técnica, investimento em pesquisa e mais estrutura à cadeia produtiva. 

Linhas de crédito para pequenos pescadores e aquicultores serão criadas para que os produtores possam investir em novas estruturas, equipamentos e barcos. A previsão é que 330 mil famílias sejam beneficiadas com mais crédito, juros menores e prazos mais longos para o financiamento.

“Vamos fortalecer a atividade pesqueira, transformando-a em instrumento de crescimento econômico do país”, afirmou a presidenta, para quem as atividades do setor acabarão se tornando tão importantes para nós quanto a agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário