Acessos

domingo, 26 de agosto de 2012

José Ricardo promove Sessão Especial em homenagem aos 50 anos da Cáritas Arquidiocesana de Manaus


A Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) foi palco, nesta sexta-feira (24) de Sessão Especial em homenagem aos 50 anos da Cáritas Arquidiocesana em Manaus, tendo como autor o deputado José Ricardo Wendling (PT).

Para o parlamentar, essa homenagem justifica-se pela importante atuação da Cáritas em situações de emergência, junto a organismos e instituições sociais e movimentos populares, na promoção da qualidade de vida dos amazonenses em situação de vulnerabilidade e na superação de toda forma de exclusão. “Um trabalho de transformação e de promoção da justiça e da paz, que merece as nossas homenagens e o nosso reconhecimento ao longo dessas cinco décadas”.

O bispo auxiliar de Manaus, Dom Mário Pascoaloto, disse que essa homenagem é aceita de coração pelo reconhecimento de um trabalho que é feito com fé e por amor. “Essa é a grande diferença de uma ação social feita por qualquer pessoa, sem fé e amor, do trabalho desempenhado pela Cáritas, um exercício do amor da igreja para o mais necessitado”, afirmou ele, ressaltando que a palavra Cáritas quer dizer “caridade e amor ao próximo”.

De acordo com o vice-presidente da Cáritas, Pe. Isaías Júnior de Andrade, a história da entidade está junto às comunidades de maior vulnerabilidade social, sempre presente na vida das pessoas mais necessitadas para trazer vida integral e com abundância. “Promovemos a solidariedade e acreditamos no amor. Somos movidos por algo muito maior porque acreditamos no mundo novo, num mundo melhor”.

E completa o Pe. Guilherme Cardona, do Serviço de Ação, Reflexão e Educação Social (Sares): “A Cáritas cumpre a sua responsabilidade social com libertação e autonomia, praticando a religião e a fé na construção de uma sociedade com valores, mais igualitária, maios justa e fraterna”.

Durante a Sessão Especial, além da própria Cáritas, foram homenageados ainda dirigentes de entidades que atuam junto a essa instituição, comoCoordenadação Pastoral da Arquidiocese de Manaus, Rede de Educação Cidadã (Recid), Pastoral da Arquidiocese de Manaus, Pastoral da Comunicação, Área Missionária São Lucas e Sares.

Histórico da Cáritas

A Cáritas Arquidiocesana de Manaus festeja este ano 50 anos de atuação. No Brasil, é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) criado em 1956, reconhecida como uma instituição de Utilidade Pública Federal. Está em nove regiões do País, e no Amazonas denomina-se Arquidiocesana, tendo sua fundação em 1º de maio de 1962, quando atuava somente em situações emergenciais dentro de um programa internacional de alimentos.

Mas a partir de 1998, a Cáritas começou a atuar numa perspectiva de viabilizar os centros comunitários das áreas missionárias para espaços não somente religiosos, mas também sociais e comunitários. Logo depois, passou a atuar no Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Humana, no Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, na formação dos primeiros conselhos tutelares da cidade, na organização do Movimento de Mulheres “Maria Sem Vergonha”, no trabalho com meninos e meninas de rua com a Pastoral do Menor. E em 2002, iniciou a articulação para a campanha da erradicação da fome, por meio do Mutirão pela Superação da Miséria e da Fome.

Hoje, a Cáritas também faz parte de uma rede internacional preocupada pela construção de uma sociedade mais justa e que reconhece a importância das pessoas no mundo, independente de religião. Uma das ações, realizada pela instituição em Manaus, é o Projeto “Reconstruindo Nossa História”, que tira das ruas os filhos de catadores de lixo, dando formação às crianças, em salas da igreja de Nossa Senhora dos Remédios.

E em maio deste ano, lançou a Campanha ‘SOS Ribeirinhos’, que logo na primeira semana já arrecadou 95 toneladas de alimentos não-perecíveis, além de material de limpeza, redes, filtros e água mineral que foram distribuídos às vítimas da cheia em Manaus e em 12 municípios do interior do Amazonas, conforme dados do balanço da Arquidiocese de Manaus e da própria Cáritas Arquidiocesana.

Para a Sessão Especial, estiveram presentes, dentre outros órgãos e entidades: Administração da Arquidiocese de Manaus, Pastoral da Criança, Pastoral da Comunicação, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral do Menor, Pastoral da Juventude Arquidiocesana, Pastoral da Sobriedade Arquidiocesana, Paróquia Menino Jesus de Praga, Paróquia Divino Espírito Santo, Associação de Educação Comunitária do Amazonas, Rede de Educação Cidadã, Área Missionária de Ponta Negra, Comitê Popular da Copa e Fórum de Mulheres, Centro dos Direitos Humanos e Colégio La Salle.

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário