Acessos

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

José Ricardo entra com recurso na CCJ contra arquivamento do Projeto que proíbe repasses públicos para ONGs com dirigentes “Fichas Sujas”


O deputado José Ricardo Wendling (PT) ingressou nesta quarta-feira (29) com recurso de revisão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) contra o arquivamento do Projeto de Lei (nº 30/2012), que proíbe repasses financeiros a entidades que tenham dirigentes “Fichas Sujas”.

O documento que informou o arquivamento da propositura foi enviado no último dia 2 de agosto, por meio de ofício da Secretaria Geral da Mesa Diretora da Aleam, tendo em anexo o parecer contrário do relator da matéria, deputado Orlando Cidade (PTN), que é suplente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

O Projeto, que tem ainda como autores os deputados Marcelo Ramos (PSB), Luiz Castro (PPS) e Tony Medeiros (PSL), foi rejeitado pela CCJR por ser considerado inconstitucional, já que no entender dos membros da Comissão essa propositura seria de competência do governador do Estado, por se tratar de organização administrativa e matéria orçamentária, como ainda por tal propositura já estar contemplada na Lei Federal nº 9.790/99 (que dispõe sobre a qualificação e a organização da sociedade civil).

Para José Ricardo, a CCJR deve analisar a constitucionalidade e a legalidade da questão, e não o mérito. “Não considero esse Projeto inconstitucional, já que o princípio da moralidade, garantido pela Constituição, prevê que a administração pública e o próprio parlamento zelem pelo recurso público”.

Ele ainda questiona outros pontos, considerados irregulares, nessa decisão da Comissão: ilegitimidade do relator da propositura, que não é membro efetivo da CCJR, mas suplente, devendo manifestar-se somente quando houver impedimento ou afastamento de um dos membros efetivos, o que não aconteceu; e a não notificação dos autores da propositura pela Comissão sobre a colocação do seu projeto em pauta, conforme o artigo 42, do Regimento Interno da Aleam.

Sobre o Projeto

O Projeto de Lei veda a destinação de recursos públicos para organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, quando administradas, geridas ou controladas por pessoa que esteja enquadrada na Lei do Ficha Limpa Nacional (Lei Complementar nº 135, de 4 de junho de 2010) – condenada por crimes de improbidade administrativa, cassada por cometer ato ilícito, ter renunciado ao mandato, ter cometido crimes contra a vida, dentre outros.

Para o parlamentar, se a Lei do Ficha Limpa impõe inelegibilidade para pessoas condenadas pelos mais diversos crimes de candidatarem-se, por que esses gestores podem exercer outros cargos de gestão pública ou de organizações ou entidades que recebam verbas públicas? E completa: “O Amazonas precisa avançar também nessa área, afinal, são milhões repassados para essas entidades, e com essa proposta podemos ser exemplo para o Brasil. Porque um mau gestor não pode cuidar de dinheiro público”, declarou ele, ressaltando que esse projeto foi sugerido pelo deputado Praciano, já que o assunto está em discussão no Congresso Nacional, por meio do projeto de autoria do deputado federal Esperidião Amim (PP/SC).

Cobrança pela apreciação de projetos

José Ricardo cobrou ainda da Mesa Diretora que coloque em pauta projetos de lei de sua autoria e que estão há meses engavetados na Casa: projeto que proíbe repasse de recursos públicos a entidades ligadas a políticos; projeto que determina que nas placas de obras públicas, além dos valores, prazos e nome da empresa, sejam divulgados também os contatos telefônicos do órgão contratante, bem como os órgãos de fiscalização; PEC que prevê que o Governo discuta em Audiência Pública nos municípios quando da elaboração do Orçamento Público; o que limita o número de alunos em salas de aula; e o Projeto de Resolução que propõe que a Assembleia promova Audiências Públicas, por meio da Comissão de Economia, para discutir as leis orçamentárias.

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário