Acessos

terça-feira, 24 de julho de 2012

Presidente da Comissão de C&T da Aleam participa da 64ª SBPC

O deputado estadual José Ricardo Wendling (PT), presidente da Comisão de Ciência e Tecnologia (C&T) da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), está participando da 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em São Luís (MA), que este ano traz a temática “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”.

De acordo com o parlamentar, essa reunião nacional é importantíssima para a disseminação da ciência e para a troca de experiências entre os diversos estados do País, já que participam do evento órgãos públicos, fundações e instituições de pesquisa e inovação, pesquisadores e estudantes da área. “Certamente, levaremos para a Assembleia Legislativa ótimas ideias e propostas para serem discutidas no próximo semestre, por meio da Comissão de Ciência e Tecnologia”.

Nesta segunda-feira (23), o deputado participou do debate envolvendo alternativas energéticas para regiões longínquas. “É do nosso interesse pensar em formas de energia sustentável para comunidades distantes do Estado, onde ainda sofrem com falta de energia elétrica”, disse ele, que também participou de discussões sobre o uso sustentável de áreas de várzea na Amazônia, uma forma dos ribeirinhos aproveitarem ao máximo o solo da região antes das alagações.

Já nesta terça, ele participou do Fórum Nacional de Secretários de Ciência e Tecnologia e de Fundações de Pesquisa, debatendo, dentre outros temas, a importância dos parques tecnológicos no Brasil para o desenvolvimento das regiões, com relato de experiência dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco. “Sabemos que a Universidade Federal do Amazonas tem interesse e proposta para a construção um parque tecnológico na região, mas esbarra na falta de financiamentos e de recursos”.

José Ricardo também visitou a ExpoT&C, uma das maiores mostras de ciência e tecnologia, onde estão sendo expostos cinco projetos do Amazonas: “Ambulatório Virtual Mobile, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); “Papel de Guaraná”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam); “Sistema Educacional sobre História e Geografia do Amazonas – Explorando o Amazonas (Expam), da Fundação Nokia; “Marchetaria Artística e de Entalhe em Madeira” para detentos do sistema prisional, do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam); e “Preparação do Café do Coco do Tucumã e Extração do Óleo do Tucumã”, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário