Acessos

terça-feira, 31 de julho de 2012

Pesquisadores desenvolvem tomates livres de agrotóxicos

Uma tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promete reduzir o custo de produção, o uso de produtos químicos e a contaminação ambiental. Trata-se do Tomate Ecologicamente Cul tivado (Tomatec), que garante tomates livres de resíduos de agrotóxicos, desenvolvido pela Embrapa Solos em parceria com outras instituições de pesquisa.

Ainda neste ano, serão cultivados aproximadamente 12 mil tomateiros, por meio do sistema, nos municípios de Açu, João Câmara, Jandaíra e Ipanguassu (RN); Ribeirão Preto (SP) e Goiânia e Goianápolis (GO). A comercialização desse produto começa a partir de novembro. De acordo com a Embrapa, apesar de livre da contaminação de agroquímicos, a produção do Tomatec não é orgânica. O processo consiste em tomateiros sustentados por fitilhos plásticos e os frutos envolvidos em sacos de papel. O uso dos fitilhos no lugar das estacas de bambu para a sustentação das plantas permite melhor desenvolvimento dos tomateiros, além de poder ser lavado após o uso - diferente do bambu, utilizado sem higienização prévia e contaminando novas lavouras. A contaminação dos frutos também é impedida pelo uso de um saco feito com papel especial. 

Análises realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2006, atestaram a ausência de resíduos agrotóxicos no tomate produzido com o acompanhamento da Embrapa.

Mais informações em www.agricultura.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário