Acessos

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Jovens e as drogas - José Ricardo*

Todo ano, é aprovada na Assembleia Legislativa a Lei do Orçamento Público, que trata sobre os gastos do governo. O povo pode e dever dizer onde o governante vai gastar esse dinheiro. Apresentei proposta para que em todas as cidades do Amazonas, incluindo a capital, sejam realizadas audiências públicas para debater esse assunto. Porque esse dinheiro não é do governador e nem do prefeito, é do povo!

São muitas as necessidades existentes. Mas uma atenção maior deve ser dada na área da saúde, no atendimento a pessoas envolvidas com drogas. Hoje, milhares de jovens entraram nesse mundo e muitos deles são dependentes químicos (viciados). Que pai e mãe querem ver seu filho perder os estudos, o trabalho e até a própria vida por causa das drogas?

Tenho visitado muitos municípios do interior do Amazonas e vejo pais, religiosos e autoridades policiais alarmados, cobrando a implantação de uma instituição para ajudar os jovens a sair desse vício. Porque não há espaços públicos preparados para a sua recuperação. Apenas poucas instituições filantrópicas mantidas por igrejas e entidades particulares, como a Fazenda Esperança e o Mundo Novo, que sobrevivem de doações e de pouca ajuda do poder público. Uma situação triste e cruel!

Estou propondo que o Governo construa um grande centro de recuperação para dependentes químicos e outros centros menores no interior do Estado, além de mais recursos para ajudar essas instituições filantrópicas. Esperamos somente que essas emendas sejam aprovadas pelos demais deputados e implementadas pelo governador.

Sei que também temos que trabalhar na prevenção, dando mais oportunidades a esses milhares de jovens, para que não busquem as drogas, que muitas vezes, é um caminho sem volta. Mas acredito que essas propostas poderão amenizar o sofrimento deles e de suas famílias, trazendo a esperança de uma vida melhor.

* Economista e deputado estadual pelo PT (Artigo publicado no Jornal Dez Minutos em 29/06/12).
E-mail: deputado.josericardo@aleam.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário