Acessos

sábado, 30 de junho de 2012

Apoio e aprovação à presidenta Dilma atingem mais altos índices

Pesquisa CNI/IBOPE divulgada nesta manhã registra que a avaliação positiva do governo da presidenta Dilma Rousseff atingiu em junho o maior nível desde sua posse a 1º de janeiro de 2011 e que a aprovação pessoal dos brasileiros à chefe do Estado chegou ao seu maior patamar neste ano e meio de governo.

O levantamento feito pelo IBOPE por encomenda da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que 59% da população consideram o governo Dilma como ótimo ou bom, três pontos a mais, portanto do que o índice de 56% registrado em março pp.

Pela pesquisa, 32% veem o governo como regular, contra 34% nesta sondagem anterior, e só 8% o classificam como péssimo ou ruim, mesmo patamar de março. Já a aprovação pessoal da presidenta prsidenta Dilma Rousseff permanece em 77%. Os brasileiros que desaprovam sua atuação somam 18%, contra 19% no levantamento anterior.

Cresce aprovação às políticas de combate a juros altos e à inflação

A pesquisa levantou, ainda, o julgamento da da população em relação a determinadas áreas do governo, como taxa de juros e combate à inflação. No tocante à política de juros (m queda desde agosto do ano passado), 49% dos entrevistados passaram a aprovar as decisões do governo, ante 33% da pesquisa anterior. O índice de desaprovação a esta política caiu de 55% em março para 41% agora.

Como vocês podem ver, a queda da tendência coincide com os sucessivos cortes na taxa básica de juros feitos pelo Banco Central (BC) nos últimos 11 meses e com a pressão do governo sobre os bancos para que, também eles, reduzam suas taxas.

Também a percepção sobre a política de combate à inflação melhorou. O índice de desaprovação caiu de 50% há três meses para 47% agora, e o de aprovação subiu de 42% para 46%. A CNI/IBOPE informam que em sua pesquisa foram ouvidas 2.002 pessoas em 141 municípios do país entre os dias 16 e 19 deste mês. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais.

(Foto: Roberto Stuckert Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário