Acessos

domingo, 27 de maio de 2012

Recebei o Espírito Santo - Júlio Lázaro Torma*

Neste domingo em nossas comunidades celebramos a Solenidade de Pentecostes.O nascimento da Igreja,a Festa do Espírito Santo,o Espírito de Cristo que nos é dado.

A Festa marca o fim do tempo de Jesus e o inicio da Igreja.Na verdade, o Pentecostes é a plenitude da Páscoa o 50º (7x7) da Páscoa do Cristo Vivo, cuja vida parece agora através de seus discípulos que formam a Igreja.Á medida do Cristo ressuscitado, o Pentecostes não é um fim, mas um inicio, como nos fala as Sagradas Escrituras.

Em Pentecostes no cenáculo de Jerusalém, onde estavam os discípulos de Jesus reunidos, desce o Espírito Santo, através de um ruido, vento impetuoso que enche a casa.Nos lembrando a Antiga Aliança feita entre Deus e o povo hebreu, quando recebem no Monte Sinai as Tábuas dos Dez Mandamentos( Ex 20,16-24).Aqui Deus faz a sua Aliança em Jesus Cristo com toda a humanidade através do Espírito Santo.

Em Babel os homens se confundem, se separam falam diversas linguas( Gn 11,1-9), aqui todos escutam em sua própria língua, a mensagem se torna universal é a linguagem do Amor, onde todos entendem.

Aquele sentimento em que moveu a vida toda de Jesus, o amor incondicional, que o levou a dar a sua vida no sacrifício da cruz no alto do Calvário.

A Comunidade do Apóstolo João, nos conta que a " Vinda do Espírito Santo", acontece no Domingo de Páscoa a tarde, quando os discípulos estão trancados em casa com medo das autoridades judaicas da época.Jesus Ressuscitado aparece triunfante e lhes deseja " Shalon"( a paz completa).

Os discípulos estão com medo, mostrando o medo de testemunhar o Cristo ressuscitado.Jesus, presente nessa comunidade, transforma radicalmente essa situação, capacitando os cristãos a serem anunciadores da vitória de Cristo sobre as estruturas de morte.

Para João, o Pentecostes acontece aqui, na tarde do dia da Ressurreição, onde Jesus soprou sobre eles o Espírito Santo, dizendo:" Recebem o Espírito Santo".O sopro de Jesus é a nova criação ( Gn 2,7), quando Javé dá vida ao ser humano.Nasce a verdadeira comunidade messiânica.

Em nossas comunidades, cantemos: " Vem,Espírito Santo, vem,vem iluminar" e " Envia teu Espírito Senhor e renova a face da terra".

Este é o nosso pedido, onde pedimos que o Espírito Santo venha, como falava o profeta Ezequiel:" Dar-vos-ei um coração novo;tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne.Dentro de vós meterei meu Espírito"( Ez 36,26-27).

Vem Espírito renova a nossa vida, num mundo marcado pelo egoísmo e competividade, que nós abrimos e vejamos no outro um irmão.

Que possamos ver nos pobres, doentes, excluidos a imagem de Jesus e saibamos acolhe-lo.Onde a ganância e o dinheiro domina a vida, que possamos ver o mundo com outros olhos, onde sejamos desprendidos e abertos a solidariedade com os nossos irmãos sofredores e que nada tem.

Queremos ser livres e independentes, mas acabamos só, isolados no meu mundinho e no meu pequeno grupo.Queremos ser felizes, mas acabamos tristes atados em bens supérfluos.Num mundo onde o sexo é " amor" e o prazer é " felicidade".Mas quem ira nos saciar nossa sede? Vem Espírito Santo e ensina nos o verdadeiro amor.

Queremos paz, mas não á encontramos, e acabamos vivendo na tristeza.Sabemos dialogar, mas nos fechamos ao Espírito Santo que quer nos falar.

Eis que o " Espírito Santo", que um dia desceu sobre os Apóstolos, ainda que não sentimos sua força e presença se faz presente e nos anima.Ele que sopra insensamente até no absurdo, pode entrar em nossas vidas, por caminhos e portas que só ele conhece.

" Vem, Espírito Santo, enche os corações de vossos fieis e acende neles o fogo do teu amor!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário