Acessos

terça-feira, 29 de maio de 2012

Confiança dos poupadores fortalece queda de juros

As novas regras para a caderneta de poupança, que indicam um rendimento menor quando os juros básicos da economia recuarem para 8,5% ao ano ou menos (o que pode acontecer na reunião do Comitê de Política Monetário do Banco Central que ocorre em Brasília hoje e amanhã) não desestimularam os adeptos da mais popular forma de investimento do país.

Ao contrário do que previa a oposição, quando se opôs às mudanças na caderneta de forma populista e demagógica, os números divulgados pelo BC sobre a "nova" poupança mostram que houve um crescimento de 123% na captação diária desde a mudança das regras.

O saldo (depósitos menos retiradas) das aplicações desde 4 de maio, quando foi criada a “nova” poupança, é de R$ 1,94 bi. Este é o volume de dinheiro que efetivamente foi acrescentado ao total de depositos remanescentes na caderneta entre 4 e 22 de maio e dá uma média de R$ 149 milhões por dia útil. É mais do que o dobro do saldo das captações feitas do início de janeiro até 3 de maio.

O fato mostra que os poupadores mantiveram e até aumentaram sua confiança na poupança e no governo, o que é fundamental para que também se mantenha a tendência de declínio da taxa básica de juros, a SELIC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário