Acessos

sexta-feira, 27 de abril de 2012

O emblemático investimento do país no futuro: 20 mil brasileiros vão estudar no Exterior

 
Não é pouca coisa, de jeito nenhum, o número de 20 mil alunos brasileiros que, só neste ano, irão estudar no exterior, contemplados com bolsas do programa "Ciência Sem Fronteiras". A chefe do governo, Dilma Rousseff tem todos os motivos, portanto, para comemorar, como o fez agora em seu programa semanal de rádio "Café com a Presidenta".

De acordo com o detalhamento feito pela presidenta, 3.700 destes alunos já estão estudando fora do país; outros 10,3 mil bolsistas estão sendo selecionados este mês; e em junho próximo, mais 6.000 passarão por provas de seleção. "Quando esses estudantes voltarem, vão trazer conhecimento para aplicar aqui no Brasil, ajudar a nossa indústria e o governo a fazer tecnologias novas e a provocar processos de inovação dentro das empresas", declarou a chefe do Estado.

A presidenta classificou como "um dos mais importantes de seu governo" o programa "Ciência Sem Fronteiras", que oferece vagas para estudantes brasileiros nas melhores universidades do mundo. O programa obteve maior visibilidade e destaque público no ano passado, quando a presidenta Dilma recebeu em Brasília o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e assinou convênios relativos a ele.

Programa aponta para o futuro

Está correta a chefe do governo em sua avaliação e na comemoração no "Café com a Presidenta". Este programa de bolsas de estudos no exterior é o futuro. Vai na direção apontada por ela, vai trazer e incorporar conhecimento e tecnologia à nossa indústria e à sociedade.

De qualquer forma, não muda uma realidade: o esforço principal - mantenhamo-nos atentos a isso - precisa ser interno. Concentrado nos investimentos em Ciência & Tecnologia (C&T), em inovação, na legislação tributária, no financiamento, no estimulo às indústrias, e principalmente, nos investimentos do governo - e aqui, no cumprimento dessa tarefa, em primeiro lugar o governo federal.

Só assim promoveremos a revolução educacional que o Brasil precisa e reclama. A exemplo, e parodiando o presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960) que dizia precisar fazer 50 anos em 5, na educação, C&T e em inovação temos que fazer 20 anos em 5. Para recuperar as duas décadas ou mais que perdemos com a ditadura e outros governos que empreenderam políticas errôneas, ou não fizeram nada nesses setores.

Vamos investir, e muito, por exemplo em petróleo e gás, energia, nas áreas espacial, de biotecnologia, fármacos, química, robótica, nanotecnologia. E associar, ao máximo, esses investimentos em C&T aos setores da indústria que vamos priorizar. Dois destes que podemos eleger como prioritários são aviação e energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário