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sexta-feira, 30 de março de 2012

XI Encontro Nacional da Rede de Educação Cidadã


Por Vera Lucia L. Barreto*

Da construção de uma colcha de retalhos ao fortalecimento do compromisso com a construção do projeto popular para o Brasil.
Como diz Fernando Pessoa “tudo vale a pena se a alma não é pequena”, principalmente quando fazemos as coisas com entusiasmo, dedicação e na perspectiva da construção coletiva. Valeu a pena chegarmos ao XI encontro nacional da Rede de Educação Cidadã-RECID, fruto de um processo avaliativo, reflexivo, de partilha, de troca de experiências, de compromissos fortalecidos, de momentos de estudo acerca da conjuntura local, porém dialogando com a realidade nacional que cada coletivo estadual da Recid vivenciou. Por isso, se buscou a diversidade dialogando com a unidade, pautando o trabalho de base, necessário para se avançar na utopia, mediado pelos princípios da educação popular, pela alegria, pela valorização da cultura e do trabalho coletivo.

Podemos dizer que XI EN – foi o momento de afirmarmos as políticas estratégicas que estarão direcionando o fazer pedagógico da Recid no triênio 2012/2014, a partir de estudos, reflexões e inquietações locais. Ter clareza dos desafios postos ao fazer pedagógico e de reafirmar sua intencionalidade política, requer buscar avançar no diálogo com o/a outro/a. Neste sentido, este encontro teve um diferencial significativo com a presença e contribuição de companheiros/as que militam em tricheiras também do campo popular, como CONTAG, MST, CUT, Coordenação Nacional dos quilombos –CONAQ, escola Florestan Fernandes, Fórum Brasileiro de economia solidária e Centro Nacional de Formação em economia solidária e da ANVISA, parceiros da Recid.

Podemos arriscar e apontar algumas inquietações as quais acreditamos, devem ser levadas em consideração para que os desafios apresentados nas políticas organizativas se efetivem e que também devem ser consideradas ao se pensar um programa nacional de formação, os quais estarão iluminando a construção dos planejamentos locais, como :

- Compromisso político fortalecido frente aos desafios para efetivação do trabalho de base;

- Que os momentos místicos perpassem por todo o fazer pedagógico cotidianamente;

- Garantir momentos de estudos e de análises conjunturais, que dê elementos para se avançar no projeto de nação, que dialogue com o cotidiano do/a educador/a popular;

- Que as ações pedagógicas fortaleçam a democracia participativa e o protagonismo histórico das pessoas, no sentido de que estas recuperem sua humanidade roubada;

- Que ao se fortalecer nossos sonhos, fortalecemos outras bandeiras de lutas e assim se conquista a unidade na e das lutas;

- Refletir acerca do papel do/ educador/a popular nesse momento histórico;

- Fortalecer a reflexão em torno, onde a Recid está acumulando forças? Como? Para quê? Com quem?

Enfim, saímos deste encontro crendo que nessas mãos que se postam unidas no tecido sagrado das vidas, no mistério do cotidiano, nesses sonhos que tecem o porvir em mundo melhor que há de vir, no respeito aos direitos humanos, vamos concretizar a luta em prol de um novo Brasil, rumo ao grande encontro dos diferentes povos que somam e fazem a humanidade – Rio +20.

*Pertence ao Departamento de Educação o Popular/SNAS/ Coordenação Nacional da Recid.

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