Acessos

quinta-feira, 29 de março de 2012

José Ricardo mostra descaso da saúde no interior do Amazonas

O deputado José Ricardo Wendling (PT) mostrou nesta quarta-feira (28) o descaso da saúde no interior do Estado, citando exemplo de municípios que visitou na semana passada, no Baixo Amazonas, após participar da Sessão Itinerante em Parintins. Na ocasião, ele solicitou mais uma vez que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) promova Audiência Pública, com a participação da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), para debater sobre as ações e o planejamento do Governo para a saúde pública. “Neste ano, até a Campanha da Fraternidade traz esse assunto como tema de discussão, porque a saúde pede ‘socorro’.

Na cidade de Parintins, ele citou a falta de especialistas, com apenas dois ortopedistas e dois cirurgiões atendendo a população de 15 em 15 dias. Em Nhamundá, a situação não é diferente: apenas dois médicos atendendo durante a semana, porque nos finais de semana não há profissionais de plantão. “E os especialistas só aparecem de vez em quando. No caso do cirurgião, está para se aposentar. Já o aparelho de RX está com defeito há um bom tempo”.

José Ricardo continua contando os problemas na área com a situação de Urucará, onde o condicionador de ar da recepção não funciona há muito tempo e onde poucos médicos atendem os moradores do local, apesar da direção do hospital afirmar que há sete médicos fazendo esse atendimento. “A ambulância está muito velha, com mais de dez anos de uso, o aparelho de RX está com defeito e não há bioquímico na localidade. Quanto aos medicamentos, é o Município quem mais tem ajudado nessas aquisições”.

E em São Sebastião do Uatumã, não tem ambulância para atendimento à população, os médicos pouco aparecem no local, a lavanderia está com muitos equipamentos com defeito, a sala de emergência está desativada e não há lençóis de cama para os pacientes. “Vou encaminhar todos esses relatos para o conhecimento e as providências da Susam. Se nada for resolvido, irei ao Ministério Público e à Justiça”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário