Acessos

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

AS SUSPEITAS DO MPF: Maracutaias do Amazonino

O Ministério Público Federal instaurou, em agosto de 2006, um procedimento administrativo para apurar o pagamento de R$ 17 milhões - dos R$ 190 milhões apurados com a privatização da Cosama - para a construtora baiana F.B & A Ltda. O dinhero saiu dos cofres do estado supostamente para quitar uma divida da companhia privatizada com a Mineração Taboca. O MPF entrou nessa história porque parte do dinheiro da privatização saiu dos cofres da União para garantir o investimento feito pela empresa francesa Lyonnaise des Eaux em 2000 no processo da privatização da água em Manaus .

Na época, chamou a atenção do MPF as relações de amizade do então vice-governador Samuel Hanan com Carlos Seabra Suarez, diretor da F.B & A e o fato de Hanan ter sido um dos executivos da Mineração da Taboca. A idéia do MPF era reconstruir a ponte que ligava a empresa baiana ao grupo Paranapanema no negócio do débito da Cosama. Resultado do Procedimento aberto pelo MPF: A ação não andou. O Ministério Público não era tão forte como é hoje.E afinal, nada se provou contra Hanan, que está de volta ao Amazonas para comandar um novo contrato de concessão da água e, por tabela, a privatização da Cigás. 

Amazonino e seus amigos inocentes

O prefeito Amazonino Mendes sempre viveu perigosamente, mas como poucos politicos soube deter a onda de escândalos que permeou seus seis governos como chefe do executivo estadual e prefeito de Manaus. Em 2001 ele chegou a ser investigado por suposto envolvimento com empresas que usaram indevidamente recursos da Sudam.

Em agosto daquele ano Amazonino foi surpreendido com uma operação da Polícia Federal na casa do seu melhor amigo, Otávio, e de uma "invasão" aos escritorios da Ecopeixe, da Construtora Exata, da Distribuidora Genal - que aparecia como financiadora de suas campanhas, das empresas Amazombec, Agropecuária Exata e do Frigorífico Santa Maria. A PF confiscou documentos e o que se pensava ser o fim politico do Negão, resultou em nada. Por que ? Porque ele e seus amigos eram inocentes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário