Acessos

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PINHEIRINHO OU COPA DO MUNDO

"Ai dos que juntam casa a casa, dos que acrescentam campo a campo até que não haja mais espaço disponível, até serem eles os únicos moradores da terra". (Isaias 5,8) 
Esta semana vimos mais uma agressão à vida e a cidadania (seja lá o que isto quer dizer neste país). De um lado o poder econômico do outro o povo, no meio o estado a serviço do poder econômico. Estamos falando da comunidade chamada Pinheirinho em São José dos Campos / SP. Para quem não teve acesso à informação passamos alguns dados. 1.500 famílias em torno de 6.000 pessoas (homens, mulheres, adultos, jovens, velhos, crianças) ocuparam um terreno desocupado na periferia de São José dos Campos há 08 anos. Este terreno era massa falida de um grande especulador financeiro chamado Naji Nahas. Este cidadão fez sua riqueza na ciranda financeira. Os credores exigiram a retirada das famílias na justiça, para poder receber suas partes da divida. A justiça do estado de São Paulo exigiu a retirada, a justiça Federal optou pela permanência dos moradores. O governador estadual atendendo ao poder econômico mandou a Polícia Militar invadir e destruir as casas. Resultado 03 mortes, entre elas uma criança de 04 anos. Para piorar a situação os policias entraram munidos de armas e com luvas cirúrgicas (para evitar vestígios de pólvora na mão e impressão digital nas armas). É a ditadura se fortalecendo ainda mais em nosso país. 

Claro que nós acreditamos que a vida esta a acima do lucro, afinal a vida deve vir em primeiro lugar. Poderia haver negociações. Num país com um déficit habitacional tão grande, colocar 1.500 pessoas na rua é uma insensatez. 

Mas mesmo que você seja um capitalista convicto e acredite que o direito a propriedade esta acima do direito de viver, a de concordar que havia outra saída. Veja os gastos que o estado teve para retirar estas pessoas de lá, some aos 06 meses de aluguel social, some o que estes credores devem dever ao estado em INSS, impostos... Seria possível pagar se não tudo, mas boa parte do valor do terreno. 

E o que tem a ver a Copa do mundo com o Pinheirinho? Tudo. Para a CBF e a FIFA (que já tem muitas entradas de dinheiro e denuncias de corrupção) tem dinheiro, afinal para a copa há dinheiro público para a privada (iniciativa privada). Porém para o povo trabalhador só há balas, tratores e bombas. 

Outra sociedade é possível e urgente. Não é mais possível este sistema que privilegia os ricos e explora os pobres. Chega de acumulo de riquezas nas mãos de poucos. 

A VIDA TEM QUE ESTAR ACIMA DO LUCRO! 

PASTORAL OPERÁRIA NACIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário