Acessos

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

José Ricardo e Waldemir José ingressam no MPE contra o aumento da água

Os parlamentares do PT, deputado José Ricardo Wendling e vereador Waldemir José, ingressaram nesta sexta-feira (30) com representação no Ministério Público do Estado (MPE) contra mais um reajuste da tarifa da água, desta vez de 5,95%.

Para eles, de todos os itens do contrato firmado entre a Prefeitura de Manaus e a empresa Águas do Amazonas, somente um é cumprido todos os anos: o reajuste da tarifa. “Estamos buscando o Ministério Público para que cobre da Prefeitura a contestação desses valores na defesa dos interesses da população. Além disso, também cobramos a transparência e a publicidade dos dados da tarifa, que nunca foram debatidos com a sociedade, bem como a comprovação do cumprimento dos procedimentos legais para que o aumento seja validado”. O contrato prevê que a empresa concessionária deve informar, primeiramente, o reajuste à Prefeitura, que se não contestar, será considerado legal.

Em abril deste ano, a empresa reajustou a conta de água em 10,27%, bem acima da inflação, e agora anuncia novo reajuste (5,95%). Eles explicam que essa soma não é aritmética, devendo ser considerado o preço da tarifa no início do ano. “Feita essa soma temos um aumento de 16,83%, acima da inflação desse período, que não chegou a 13%”, afirmam os petistas.

Os parlamentares já ingressaram com representações contra reajustes anteriores da água. “Esses aumentos são abusivos, concedidos a uma empresa que não presta um bom serviço na cidade. E quem paga água é o povo mais pobre. Diariamente, os moradores de diversos bairros sofrem com falta d’água, inclusive, em bairros tradicionais e consolidados de Manaus. Esperamos que a Prefeitura não conceda mais esse aumento, sem verificar representações já existentes no MPE e sem ouvir a população, por meio de Audiência Pública”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário