Acessos

terça-feira, 29 de novembro de 2011

SRTE registra aumento no número de haitianos trabalhando no Amazonas

Por: Gisa Prazeres . portal@d24am.com

O número de vagas ofertadas nesta terça-feira pode aumentar, porque o Sintracomec está negociando com outras empresas para participarem do encontro.

Números do setor de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego do Amazonas (SRTE/AM), revelam que até julho desse ano, foram expedidas 974 carteiras de trabalho para estrangeiros, no Estado, sendo 730 para haitianos, o equivalente a 75% das emissões.

A indústria pesqueira e a construção civil são os setores que mais absorvem a mão-de-obra haitiana em função da baixa escolaridade exigida para desempenhar as funções, segundo a Delegacia de Imigração da Polícia Federal (Delemig) ao informar que há cerca de 2,7 mil haitianos, no Amazonas, dos quais 2,3 mil vivem em Manaus e 420 aguardam atendimento para registro, em Tabatinga (a 1.108 quilômetros a oeste de Manaus).

Oportunidade

Cerca de 250 vagas de emprego na construção civil para haitianos serão ofertadas em assembleia, às 15h desta terça-feira, no auditório da Paróquia de São Geraldo, no bairro de mesmo nome, zona centro-sul. Ao todo, são sete empresas e construtoras do ramo que oferecem as vagas com salários que variam de R$ 669 a R$ 1.105.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sintracomec/AM), existem entre 400 a 600 haitianos trabalhando no setor, em Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário