Acessos

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Governo desumano

Por: José Ricardo Wendling*

O Governo do Estado tem agido com desumanidade e descaso com milhares de crianças, adolescentes, idosos e deficientes que são atendidos por diversas entidades sociais da cidade.

Durante meses, ficam sem receber recursos de convênios com o governo, tendo suas atividades prejudicadas; algumas delas, correndo o risco de “fechar as portas”.

Há entidades sérias e comprometidas com o social, que chegam a substituir as próprias famílias desestruturadas de centenas de crianças e adolescentes e de idosos abandonados pelos filhos. E quando faltam recursos, que deveriam ser liberados regularmente pelo governo estadual, são obrigadas a “sair com o pires na mão” pedindo doações e promovendo rifas e bingos. Cito como exemplo Casa Mamãe Margarida, Fazenda Esperança, Sociedade Pestalozzi, Casa Vhida e Associação dos Deficientes Físicos (Adefa).

Enquanto isso, ONGs ligadas a políticos são agraciadas pelo Estado, com fins meramente eleitoreiros. No ano de 2008, por exemplo, foram destinados R$ 29 milhões para essas instituições, supostamente filantrópicas, mas que teriam ligações com políticos.

Já ingressei com representação no Ministério Público, juntamente com Praciano, para investigar esses repasses públicos. Na Assembleia, apresentei Projeto de Lei que proíbe destinar dinheiro público às instituições ligadas a políticos. Esta semana, cobrei que o projeto seja logo votado, porque vem caminhando lentamente, talvez, porque não seja do interesse da maioria dos deputados.

A Constituição Federal prevê que é de responsabilidade do poder público atender e até acolher as crianças com HIV, os jovens dependentes químicos e abandonados, os portadores de necessidades especiais e os idosos sem lar. Mas isso não é tratado com prioridade pelo Estado. Essas instituições precisam ser respeitadas. A vida agradece!

*Deputado Estadual (PT-Am).

Nenhum comentário:

Postar um comentário