Acessos

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Deputado quer criar casa de passagem e hospital para pacientes renais

Nesta quinta-feira (15), o deputado José Ricardo (PT-AM), se pronunciou sobre os pacientes renais crônicos do Estado, informando que existem cerca de 3,5 mil pessoas com esse problema, sendo que 1,1 mil estão sem atendimento. “Muitas dessas pessoas morrem por falta de infraestrutura nos serviços públicos de saúde, porque há demora e longa fila para o tratamento”.

O parlamentar está apresentando Indicação ao Governo do Estado para criação de uma casa de passagem e de um hospital especializado no atendimento a esses pacientes, como ainda está encaminhando ofício à Secretaria de Estado da Saúde (Susam) relatando situação repassada pela Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Amazonas. De acordo com a entidade, o Estado tem gasto cerca de R$ 180 mil com hemodiálise por paciente, como ainda tem financiado Tratamento Fora de Domicílio (TFD), quando deveria estar economizando caso já tivesse criado a Central de Transplante de Doadores não Vivos, cuja cirurgia custa em torno de R$ 60 mil.

“Soubemos que existem cerca de 80 pacientes aptos a submeter-se ao transplante. Mas porque o Governo não está realizando essas cirurgias, se o custo é bem menor? Será que há outros interesses, já que todo esse tratamento é feito em clínicas particulares, mas custeado pelo SUS?”, questionou o deputado, cobrando mais sensibilidade do Estado, que tem responsabilidade nesse tipo de atendimento em saúde e que tome as devidas providências para que vidas sejam salvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário