Acessos

quarta-feira, 22 de junho de 2011

José Ricardo defende mudanças nos PPBs para garantir e ampliar investimentos no PIM


Sobre a declaração do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, de agregar mais insumos nacionais a produtos, como televisores e celulares, o deputado José Ricardo Wendling (PT) diz que uma grande preocupação dos amazonenses é quanto à diminuição da competitividade das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). “Não podemos aceitar que sejam aprovados incentivos para empresas fora de Manaus, principalmente, em segmentos já produzidos no PIM”.

De acordo com o parlamentar, se o Governo tem interesse nesse segmento, poderia alterar os Processos Produtivos Básicos (PPBs) dos produtos finais, para que as empresas sejam obrigadas a comprar parte de produtos e componentes importados ou produzidos nacionalmente, mas oriundos do mercado de Manaus.

José Ricardo está encaminhando Indicação aos ministérios de Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento e Comércio Exterior, como ainda às comissões de C&T do Senado e da Câmara Federal, para que seja alterado o PPB dos Tablets. Ele defende que já comece em 2011 a exigência para a fabricação de componentes no Brasil e que em 2012 essa produção chegue a 100%.

“As empresas instaladas no PIM têm capacidade de fabricar a totalidade desses produtos, como placa mãe de circuito impresso, carregador de bateria, fios e cabos (chicotes) e gabinetes plásticos”, afirmou o deputado, ressaltando que esse segmento não quer somente incentivos fiscais, mas a garantia da manutenção das empresas que aqui se encontram, evitando ainda que novos empreendimentos instalem-se fora do Polo Industrial.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário