Acessos

quinta-feira, 30 de junho de 2011

José Ricardo defende incentivo ao Polo Naval e à indústria da Juta


Preocupado com a economia e com as constantes ameaças em torno da Zona Franca de Manaus (ZFM), o deputado José Ricardo Wendling (PT) discute sempre alternativas econômicas e de desenvolvimento para o Amazonas. Desta vez, ele destacou a necessidade de incentivar o segmento do Polo Naval, bem como a produção de manufaturados (sacos e demais produtos) oriundos da juta.

De acordo com o parlamentar, é antiga a discussão sobre a construção de um Distrito Naval na cidade, espaço específico para a construção de barcos. “Já participei de vários debates e defendo que o setor seja estimulado. Há diretrizes até para a substituição de barcos de madeira por metálico, o que garante mais segurança, agilidade e conforto”. Números do setor: em 2010, faturou U$ 4 milhões e até abril deste ano, U$ 10 milhões; e a previsão é que irá gerar até 2015 cerca de 50 mil empregos no País.

Outro segmento que o parlamentar defende é o da indústria de manufaturas, como a produção de sacarias oriundas da juta. Recentemente, representantes de entidades da indústria, do comércio e da agricultura encaminharam correspondência ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior defendendo que seja proibida a importação de manufaturas nesse setor, uma vez que há produção local em dez cidades do Amazonas. E mais: segmento emprega 1,5 mil pessoas, produzindo 10 mil toneladas de sacas, fios e telas de juta, podendo chegar a 20 mil em curto prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário