Acessos

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Vereador mais votado de Itacoatiara é cassado por abuso do poder econômico

Corte Eleitoral decidiu que vereador praticou crime de abuso do poder econômico nas eleições de 2008
A Justiça Eleitoral cassou na tarde desta segunda-feira (8) o mandato do vereador mais votado do município de Itacoatiara, Francisco Rychardson Gama Franco (PTB), também conhecido como Francisco das lojas Rychardson.

O parlamentar foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de abuso do poder econômico com base no artigo 30 A. Na denúncia à Justiça Eleitoral, o MP identificou divergências de valores na prestação de contas do parlamentar. O alvo foi o gasto dele com material de propaganda.

O advogado de Rychardson, Marco Aurélio Choy, sustentou que a diferença de valores, em torno de R$ 1,5 mil, foi justificada pelo proprietário da gráfica que elaborou os impressos como “tendo sido um equívoco”.
O relator do processo foi o juiz Vasco Pereira do Amaral. Apenas o jurista Mário Augusto Costa apresentou voto contra a cassação de Rychardson. Os demais membros da Corte do TRE-AM acompanharam o voto do relator pela saída definitiva do vereador da Câmara Municipal de Itacoatiara.

A defesa de Rychardson prometeu recorrer da decisão junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No lugar do vereador cassado assumirá o suplente Raimundo Nonato Pereira da Costa, presidente do diretório municipal do PTB em Itacoatiara.

Fonte: http://acritica.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário