Acessos

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

NORMA BENTES faz lançamento do livro "Indicadores Sociais no Amazonas"

A Casa da Pamonha, por intermédio do evento“Pamonha Cultural” realizará no dia 12/11/10, sexta-feira, às 17h30, o lançamento do livro "Indicadores Sociais no Amazonas", da pesquisadora Norma Bentes, Mestra em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Analista de Informações Geográficas e Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Aberto ao público, o evento acontecerá no salão da Casa da Pamonha, localizada na Rua Barroso , nº 375, no Centro, ao lado do Teatro Amazonas com a presença da autora, membros das academias, pesquisadores, universitários e estudantes do nível médio.

O livro "Indicadores Sociais do Amazonas" faz parte do Prêmio Literário Cidade de Manaus, idealizado pelo poeta, compositor e escritor Aníbal Beça; e implementado pela Prefeitura de Manaus por meio do Conselho Municipal de Cultura _ ConCultura.

Selecionado durante a edição 2008, o trabalho "Indicadores Sociais no Amazonas", da pesquisadora Norma Bentes, recebeu o prêmio "Samuel Benchimol", como melhor ensaio sócio-econômico O livro será distribuído junto às entidades e órgãos públicos afins, cursos de ensino superior, pesquisadores, estudiosos e escolas de nível médio da rede pública.

O livro aborda a urbanização do Amazonas, a partir dos impactos do empreendimento Zona Franca de Manaus na vida dos habitantes da capital e dos dez municípios mais populosos, enfocando as características gerais da população, trabalho e renda, educação, habitação e acesso a serviços básicos como água, esgoto e coleta de lixo.
  • Norma Maria Bentes de Sousa
Nascida em 24 de janeiro de 1969, em Santarém/PA, Norma Bentes é bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará – UFPA e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Foi Professora Substituta do Curso de Serviço Social da UFPA, do Curso de Serviço Social do Centro Universitário do Norte – Uninorte, onde também atuou na pós-graduação; e do Curso de Engenharia Florestal da Instituto de Tecnologia da Amazônia – UTAM, atual Escola de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Trabalha no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (Unidade Estadual do Amazonas), na função de Analista de Informações Geográficas e Estatísticas, desde 2002.

É autora do livro "Manaus: Realidade e Contrastes Sociais" (Valer, 2005), e de artigos sobre movimentos sociais, gestão democrática da cidade e indicadores socioeconômicos sobre o Amazonas e Manaus, publicados em coletâneas e anais de congressos científicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário