Acessos

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

FILHOS DE CÂMARA ESTAVAM COM O DINHEIRO SUSPEITO

A Polícia Federal (PF) divulgou ontem (8.set.2010) a apreensão de R$ 472,13 mil, dentro de uma caixa de papelão, no Acre. O destino do dinheiro era a Rádio e Televisão Boas Novas, que tem como sócia a candidata a deputada federal Antônia Lúcia Câmara (PSC-AC). Quem estava com a quantia eram os filhos da política, informou o jornal “O Rio Branco”.




Segundo o jornal, a PF divulgou texto sobre a apreensão para a imprensa local sem citar os nomes dos envolvidos, mas a ligação com Lúcia Câmara seria inevitável. Ela é mulher do atual deputado federal pelo Amazonas Silas Câmara (PSC-AM).

Após a apreensão do dinheiro, Lúcia concedeu entrevista a "O Rio Branco" e admitiu que a quantia tinha como destino sua rádio. No entanto, negou que fosse parte de um caixa 2 de campanha.

“A origem do dinheiro é um empresário do Amazonas, do município de Boca do Acre, que fez uma doação para a Rádio e Televisão Fundação Boas Novas Igreja Assembléia de Deus, do Amazonas, e que, na ocasião, encontrou meu filho”, declarou a candidata a “O Rio Branco” na noite de 8.set.2010.

Há um dado curioso nessa história. Boca do Acre registra PIB inferior à doação: segundo dados do IBGE referente a 2007 (os mais atuais) a cidade tem PIB de R$ 166,047 mil. Quem já visitou o local tem dúvidas sobre a existência de um empresário capaz de doar R$ 472,13 mil sem ir à falência.

Na entrevista, Antônia Lúcia ainda relatou que seu filho, sua filha e o doador estavam com o dinheiro quando a PF realizou a apreensão.

Abaixo, íntegra da entrevista concedida pela candidata a “O Rio Branco”, na noite de 8.set.2010:

O Rio Branco: Missionária, não ficou claro na divulgação do release da Polícia. Mas, nas entrelinhas, ficou evidente que a única candidata, que tem ligação com emissoras de rádio e televisão é a senhora. O que a senhora tem a declarar sobre a apreensão do dinheiro?

Antonia Lúcia Câmara (PSC-AC): Contra fatos não há argumentos. Esse dinheiro nunca foi da minha empresa, que é a Rádio e Televisão Publicidade Ltda. Jamais este dinheiro vinha para as minhas mãos ou para fazer política e caixa dois. Eu conheço a perseguição e os métodos dos perseguidores deste Estado. E que minhas mãos, minhas empresas e minha conduta são ilibadas. Eu desafio qualquer autoridade policial, ou qualquer juiz, a provar que algum dia eu estivesse fazendo uso indevido de dinheiro...

O Rio Branco: E qual seria a origem do dinheiro?

ALC: A origem do dinheiro é um empresário do Amazonas, do município de Boca do Acre, que fez uma doação para a Rádio e Televisão Fundação Boas Novas Igreja Assembléia de Deus, do Amazonas, e que, na ocasião, encontrou meu filho. E trouxe meu filho para a cidade de Rio Branco, que por sua vez fez um telefonema para mim. Meu telefone estava, como continua estando, com minha outra filha. Foram se encontrar sem saber qual seria o tamanho da doação, entende?

A Polícia Federal, quero saber se é de forma ilegal, está me perseguindo a mando, com certeza, das autoridades deste Estado. Tentaram armar um flagrante, mas não deu certo.

Não prenderam meus filhos, liberaram meus filhos. Porque o rapaz disse de onde é a origem do dinheiro e disse pra quem iria entregar o dinheiro. A Polícia Federal está fazendo uma confusão, um equívoco muito grande, juntamente com o juiz eleitoral Romário Divino, que essa Boas Nova, seja minha Boas Novas Ltda, que é pequeníssima, nunca recebeu nem uma oferta acima de R$ 20 mil, de ninguém e a que recebeu saiu do meu próprio bolso. Então, está havendo um confusão de nomes, Fundação Boas Novas Igreja Assembleia de Deus, é do Amazonas, para onde o dinheiro iria, e para onde o dinheiro, quando for liberado vai. Ela vai emitir um recibo e declarar, agora eles estão imaginando que a Boas Novas é a minha, que tem o nome registrado de Boas Novas Ltda.

Está existindo um equivoco. Uma confusão e, eu acho que isso vai ser esclarecido, porque, como falei antes, contra fatos não há argumentos.

Estou tranqüila, minha consciência firme, e disposta a ir para as urnas com legitimidade, dentro das leis e, com certeza, Deus vai agir com misericórdia e os homens de bem, das leis vão entender que não se trata de dinheiro clandestino, de corrupção. É só puxar minha conta bancária e das Boas Novas Ltda, dos últimos três anos, ou os extratos dos últimos 16 anos, da Fundação Boas Novas Assembleia de Deus.

O Rio Branco: Missionária, se a sede da Fundação Boas novas Assembleia de Deus é em Manaus, no Amazonas, como a senhora explica que o dinheiro tenha vindo parar aqui em Rio Branco?

ALC: Eu explico isso da mesma forma que todos os pacientes que vem pra cá, a tratamento de saúde, do município de Boca do Acre. Eles pegam um avião aqui na cidade de Rio Branco, porque é mais próximo. É o mesmo motivo. É mais próximo chegar a Rio Branco e pegar outro voo. É tão comprovada essa situação, que meu filho e o empresário já estavam de viagem marcada, como viajaram, meu filho imediatamente, para a cidade de Manaus. É só procurar, acho que é na Gol, ou na TAM, que ele viajou no mesmo dia, na madrugada, pra onde iria o dinheiro.

O Rio Branco: Existe uma dúvida sobre a apreensão do dinheiro. Onde e como ocorreu a ação da Polícia Federal?

ALC: É o seguinte. Minha filha estava com meu celular, quando meu filho ligou, dizendo: 'olha, tem um rapaz aqui, um comerciante que vai fazer uma doação para a Boas Novas e não conheço a cidade de Rio Branco, você pode Você pode vir nos buscar?' Ela foi, mas não sabia do que se tratava. E a Polícia Federal já havia grampeado os telefones. É uma perseguição por causa do meu trabalho.

Minha filha então foi buscá-los. Quando ela chegou lá, o rapaz disse que estavam sem almoçar, quero um lugar para meu motorista descansar e estou com a doação, aqui e não posso deixar no carro, junto com o motorista, então ele transferiu o dinheiro para o carro da minha filha, quando os três foram surpreendidos pela polícia, que bateu nos vidros do carro, pedindo para desligar o motor e abrira as portas. Quando minha filha indagou sobre o motivo da ação policial, porque eles estavam sendo tratados daquela forma. E os agentes informaram que se tratava de uma denúncia de droga.

Mas minha filha falou que não havia droga no carro e sim uma doação, que eles poderiam revistar o carro e foi quando meus filhos ficaram sabendo que se tratava desse valor de dinheiro e minha filha disse que não teria problema porque minha filha daria um recibo de recebimento de doação e meu irmão leva pro Amazonas, como ele viajou em seguida, e Fundação Boas Novas vai lhe entregar o recibo e senhor pode pegar aqui comigo. E assim ficou acertado, eu não tinha o menor conhecimento dessa história.

O Rio Branco: No release da polícia federal existe a afirmação de que esse dinheiro era o resultado de um ano de arrecadação da empresa desse cidadão. A senhora tem conhecimento se ele realmente falou isso no depoimento?

ALC: Não tenho conhecimento do depoimento dele, porque meus advogados só chegaram nessa tarde e estão tomando conta. Mas acredito que o depoimento dele não é mentiroso, porque se trata de um homem de bem, que trabalha e tem uma conduta ilibada e eu acredito que quem trabalha tem condições sim de ter dinheiro, acho que ele vai justificar tudo o que ele tem,  e quanto ao tanto que ele está doando, ele é dono de um patrimônio muito maior,porque ele não iria passar fome para doar para a obra de Deus. Então eu acredito que se ele está doando trezentos mil, quatrocentos mil, um milhão ou dez milhões, é porque ele pode doar. Então eu não me assusto com isso, porque na nossa igreja nós somos  acostumados a ter várias pessoas doadoras, na igreja Assembleia de Deus do amazonas que fazem votos com o Senhor, a igreja já recebeu avião, como parte de voto. Então, essa quantia , eu acho insignificante diante das condições da igreja Assembleia de Deus do Amazonas. Eu não estou nem um pouco assustada, eu não tenho medo, estou pronta para enfrentar qualquer situação, porque quem não deve, não teme.

O Rio Branco: As pessoas que conduzem os processos judiciais das eleições dizem que corre em segredo de justiça. A troco de que a senhora acredita que divulgaram as informações de apreensão?

ALC: Se corre em segredo de justiça, é para me prejudicar na minha eleição que acontece agora no dia três de outubro. Há um interesse do governo do estado, há um interesse dos deputados federais que estão indo à reeleição que eu não consiga ser eleita. Então, isso é tudo para me prejudicar. É uma perseguição que estou sofrendo neste estado há mais de dez anos. E por amor à minha gente, ao meu povo tão sofrido, tão massacrado, tão enganado eu não consegui ainda me desvincular deste estado,porque eu já teria motivos suficientes por ter sofrido tantas acusações.

O Rio Branco: Quanto tempo seus filhos permaneceram na sede da polícia federal?

ALC: Olha, eu acredito que eles não demoraram nem 50 minutos. A Milena me disse que demorou uns 40 minutos e meu filho demorou, acho que uns 50 minutos e o doador demorou uma média de 30 minutos.

O Rio Branco: Durante a ação dos combustíveis eles prenderam três pessoas. Nesse caso, se existisse algum indício de crime a senhora não acha que deveria ter sido efetuada alguma prisão?

ALC: Se existe indício de crime deveria ter, até porque a polícia federal agiu de uma forma que, para mim, não tem explicação, porque eles não fizeram nem um flagrante no local, eles não deram ordem de prisão para quem quer que seja, inclusive, para as três pessoas que estão presas, não deram ordem de prisão no local, eles deveriam ter levado todos os envolvido, porque eles têm as fitas mostrando os envolvidos. Então por que não saem dando mandado de prisão para todas as pessoas? Por que só os pastores? Eu acho que há uma perseguição muito grande para que os pastores passem a temer a autoridade policial, temer a autoridade eleitoral, temer autoridade do poder de caneta dos  governantes, intimidar o nosso povo. Mas graças a Deus que o Senhor tem tirado as escamas dos olhos do povo de Deus que é um povo leigo e que de fato se intimida e adoece e nós estamos muito sofridos com tudo isso que estão fazendo com o nosso povo, que não tem esclarecimento sobre seus direitos, eles têm medo até da obrigação deles, se não eles não colocariam essas pessoas onde estão, é por falta de informação e esse meu dever aqui nessa terra, é orientar o povo do qual eu pertenço que é um povo cristão e dizer que nós temos direitos não  é só obrigações,não.

O Rio Branco: A senhora tem conhecimento de algum tipo de ação da Função Boas Novas para recuperar esse dinheiro?

ALC: Olha depois dessa ação eu continuei a minha agenda política, estive em dois municípios, em Capixaba, estive hoje em Epitaciolândia, ontem eu dormi em Xapuri, nas minhas reuniões e eu ainda nem localizei o meu marido, nem o presidente da Assembleia de Deus para falar sobre esse assunto, porque não vai ser nenhuma surpresa para os responsáveis da Fundação essa doação no valor de quatrocentos e poucos mil, para nós isso não é surpresa nenhuma,até porque a igreja Assembleia de Deus tem mensalmente uma receita muito mais superior a isso. Então esse carnaval é para quem nunca viu dinheiro na frente. É pra quem vê qualquer quantia e acha que é para corrupção, mas nós somos pessoas de coração e de costumes e de conduta limpa. E contra fatos não há argumentos. É uma perseguição política. Se corre em segredo de justiça, como é que já estão sugerindo que meu nome possa estar envolvido numa bobagem.

O Rio Branco: A senhora tem convicção que isso não vai inter ferir na sua campanha?

ALC: Tenho absoluta convicção e nem temo, vou enfrentar qualquer perseguição de cabeça erguida, vou continuar na campanha e tenho certeza que o povo que acredita no meu trabalho não vai se deixar influenciar  por essas denúncias.
 
Fonte: http://uolpolitica.blog.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário