Acessos

quinta-feira, 8 de julho de 2010

O vôo atabalhoado de um tucano

Era uma vez um tucano de bico amarelo e extenso, tez cansada e madeixas escassas. Este tucano, já senil, realizava vôos diários e tranqüilos por São Paulo, pontualmente às onze horas, pois costumava dormir doze horas por dia, fato que, segundo seu médico, ajudava-lhe a rejuvenescer as penas. Elaborava seus vôos diários conforme a direção dos ventos. E assim, lá ia ele, solitário, mas seguro de si, com as asas abertas sobre os arranha-céus de São Paulo. Não se preocupava com nada, com política, com articulações, com vice, com tempo de televisão. Seus vôos eram calmos, sem obstáculos ou tempestades.

Certa vez, apareceu-lhe em sonhos outro tucano, também de bico amarelo e extenso, levemente inclinado para cima. Era de outra linhagem tucana, da família uspiana. Este o aconselhou a alçar vôos mais altos, dizendo-lhe:

- Não devemos nos contentar somente com a cidade da garoa, pois a feia fumaça que sobe apagando as estrelas um dia irá nos sufocar.

- O que faremos então?

- Vamos percorrer o vasto território brasileiro. Primeiro vamos conquistar a terra dos mineiros e cortar as asas daquele outro tucano de bico amarelo e extenso que costuma comer quietinho. Depois iremos para o Sul, onde demonstraremos praquele povo que a nossa experiência por lá não deu fruto por falta de pulso daquela filha da fruta. Em seguida, rumaremos ao Centro-Oeste, onde convenceremos o povo a plantar soja no Pantanal. Depois, voaremos para o Nordeste na certeza de provar a todos que rapa dura é doce e pode ser mole de engolir. E finalmente chegaremos ao Norte, nossa casa, onde construiremos ninhos na copa das árvores.

O tucano senil, meio cético, retrucou:

- Isso tudo é muito bonito e até excitante. Mas não posso voar sozinho, pois não tenho o barulho da voz dos periquitos, a fome dos urubus e a esperteza dos gaviões. Por isso pergunto: quem será meu companheiro nessa viagem?

O tucano uspiano meneou a cabeça e disse-lhe:

- Vamos te arrumar um vice que conhece a terra, o meio ambiente e respeita as aves. Ele será jovem e destemido e virá das hostes de nosso maior aliado.

E assim, o tucano senil foi convencido do projeto estratégico do tucano vaidoso. Abandonou seus vôos diários por São Paulo e começou a sua peregrinação pelo Brasil. Em junho, no último segundo do último minuto da última hora do prazo para escolha do vice, foi anunciado o seu companheiro nesta viagem: o deputado federal Índio da Costa, do ex-PDS, PFL e agora DEM. O problema é que no caminho da dupla tem uma pedra e, debaixo dela, um molusco. Este firmou compromissos com um batráquio anuro. No que vai dar o casamento de lula com rã?

Josué Montenello Jr. -  jmontenello@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário